Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de outubro de 2020
A farmacêutica espanhola PharmaMar anunciou, nesta sexta-feira (16) que um ensaio clínico de seu medicamento contra o câncer Aplidin atingiu os objetivos de segurança e eficácia para tratar pacientes adultos com covid-19.
Após os resultados positivos, a companhia visa iniciar os ensaios de fase 3 com a droga.
A empresa informou que houve uma redução substancial da carga viral e da proteína C reativa (PCR) nos pacientes, sendo que 80,7% dos testados tiveram alta antes do 15º dia de internação e 38,2% antes do 8º dia.
“Com esses dados, a empresa iniciará, nos próximos dias, conversas com as agências reguladoras para definir o próximo estudo de fase 3 para plitidepsina (Aplidina) em pacientes com covid-19 que necessitam de hospitalização”, disse PharmaMar em declaração.
Ineficácia de antivirais
O “Solidarity Therapeutics Trial”, estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em mais de 30 países, apresentou os resultados em uma pré-publicação. A pesquisa, que aguarda a aprovação de revistas científicas e revisão por outros especialistas, afirma que quatro antivirais utilizados contra a covid-19 são ineficazes: remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a.
De acordo com a OMS, mesmo que o ensaio ainda precise da análise de outros cientistas, ele já produziu “evidências conclusivas” sobre os medicamentos.
“O progresso alcançado pelo ‘Solidarity Therapeutics Trial’ mostra que grandes ensaios internacionais são possíveis mesmo durante uma pandemia, e oferecem a promessa de responder questões críticas de saúde pública relativas ao tratamento de forma rápida e confiável”, afirma o texto publicado pela organização.
No início desta semana, o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, afirmou que dados recentes mostram estabilização e queda dos casos de covid-19 no Brasil, mas ele alertou que essa tendência ocorre a partir de números “muito, muito altos”.
Na última semana, o Brasil passou das 150 mil mortes causadas pelo novo coronavírus e ainda bateu os 5 milhões de casos de covid. Apesar dos números altos, a média móvel de mortes ficou abaixo de 600 pela primeira vez desde maio, segundo o consórcio de veículos de imprensa.
O chefe de emergências lembrou que o Brasil é um país de proporções continentais e as autoridades locais precisam estar atentas. “Dizer que a doença está caindo no Brasil é uma coisa positiva”, disse Ryan.
Novo recorde
Mais de 400 mil novos casos de covid-19 foram registrados no mundo nas últimas 24 horas – aponta um balanço da agência AFP elaborado nesta sexta-feira (16), com base em fontes oficiais.
No total, foram declaradas 404.758 novas infecções e 6.086 novos óbitos.
Esse aumento do número de casos declarados no mundo se explica parcialmente pela alta do número de testes realizados desde a primeira onda da pandemia em março e abril no mundo.