Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de julho de 2019
A penúltima edição do Mundial de Clubes da Fifa (a entidade máxima do futebol) no formato atual, com sete times, começará em 11 de dezembro no Catar. A final acontecerá dez dias depois, anunciou a entidade nesta sexta-feira (26).
A Fifa disse que reformará o torneio para que tenha 24 times a partir de 2021, e o Catar sediará as duas últimas edições à moda antiga como eventos que servirão de teste para a Copa do Mundo que o país do Golfo Pérsico sediará em 2022.
Três times já estão confirmados no Mundial deste ano: o campeão europeu Liverpool, o Monterrey, campeão da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), e o Hienghene Sport, da Oceania. O clube que representa os anfitriões dependerá da Liga dos Campeões da AFC, ainda em andamento.
“Se um time do Catar for campeão, ele se classifica diretamente para a segunda rodada, e o segundo lugar disputa a partida inaugural contra o Hienghene Sport em 11 de dezembro”, disse a Fifa em um comunicado. “Se o vencedor da Liga dos Campeões da AFC não for um clube do Catar, o atual detentor do título da primeira divisão do campeonato catari, Al Sadd SC, disputará a partida inaugural contra o Hienghene Sport”, completou a entidade.
Os times participantes da África, Ásia e América do Sul serão determinados nos próximos meses. O sorteio da segunda rodada e das partidas de semifinal acontecerá na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, no dia 16 de setembro.
Liverpool
O Liverpool entrará na competição na fase semifinal e encarará o vencedor da segunda rodada em 18 de dezembro. No dia 1º de junho, o time inglês venceu o Tottenham por 2 a 0 no Estádio Wanda Metropolitano, em Madri, na Espanha, e conquistou a Liga dos Campeões após 14 anos – o seu sexto título.
O gol de Salah, marcado logo no primeiro minuto, ocorreu após um pênalti polêmico. A arbitragem assinalou mão de Sissoko e confirmou depois de acionar o VAR. No fim, aos 42 do segundo tempo, Origi decretou a vitória.
O gol cedo freou o Tottenham e a final foi morna, com emoção apenas a partir da segunda metade da etapa final, quando Alisson fez pelo menos três boas defesas antes do Liverpool matar o jogo. O título coroou mais uma boa temporada dos Reds. Após o vice-campeonato da Champions em 2018 e do Campeonato Inglês em 2019, o Liverpool retornou à final continental e levantou a taça.