A abertura do Fórum “A Força do Turismo na Economia Gaúcha”, evento promovido pela Rede Pampa nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, no auditório Romildo Bolzan, do TCE-RS, em Porto Alegre, contou com as palavras do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray. Ele destacou a importância de se estabelecer uma política para o setor voltada as características locais: “Uma indústria que consiga movimentar a economia de qualquer região. O Rio Grande do Sul tem a estrutura de um país”.
O secretário citou a criação do “Observatório do Turismo”, iniciativa que busca auxiliar na criação de ações para o fomento setorial e creditou como extremamente importante incrementar o turismo em regiões do Estado fora do eixo que envolve as cidades serranas de Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Citou, como exemplo, o grande potencial que se encontra na região das Missões. E contou sobre os planos estão sendo traçados para uma parceria entre o Brasil e o Paraguai.
O Fórum “A Força do Turismo na Economia Gaúcha” faz parte do Projeto RS Sustentável da Rede Pampa e conta com os apoios do BRDE, BADESUL e Governo do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas no Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Logo após a abertura do secretário, diversas autoridades do setor do turismo se revezaram na realizações de painéis. O professor titular da USP, Mário Carlos Beni relatou que o turismo mundial teve um crescimento de 3,3% em 2018, em comparação ao ano anterior e declarou: “Somos o que mudamos, especialmente quando mudamos o que somos”, disse Beni, em clara referência a necessidade de mudanças e evolução constante nas práticas necessárias para o impulsionamento da atividade no Brasil.
O Fórum “A Força do Turismo na Economia Gaúcha” teve ainda os painéis do Superintendente do BRDE, Maurício Mocelin, da Diretora-presidente do Badesul, Jeanette Lontra, do presidente da GJP, Guilherme Paulus, do Gerente comercial da Gol, Roberto Wagner e do secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto.
O vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, afirmou que o tema turismo é de fundamental importância: ” É aquele que jamais fecha as portas ou encerra o expediente. Indústria que fica aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano, que tem consumidores ávidos por novos cenários e por bom atendimento. Indústria que exige empreendedores preparados para enfrentar riscos e funcionários altamente treinados. O turismo gera empregos de todos os níveis e impostos. A palavra turismo envolve sonhos, expectativas e impressões. Com o avanço extraordinário das comunicações, a imagem colhida pelos visitantes se propaga rapidamente pelos quatro cantos do mundo. Obter dos visitantes a melhor impressão. Esse é o desafio deste Fórum. Mapear, diagnosticar, sugerir iniciativas, estabelecer rumos, adotar medidas”, completou Paulo Sérgio.