Após o primeiro certame em janeiro, uma nova tentativa para a cessão da área de 22,3 mil metros quadrados localizada no Cais de Porto Alegre será realizada na sexta-feira (16), às 9h30min. A licitação agendada pela Subsecretaria Central de Licitações do Estado (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), tem como objeto o espaço que será destinado ao estacionamento nas proximidades da Usina do Gasômetro, na Orla do Guaíba.
Em relação ao primeiro certame, algumas alterações no edital foram realizadas, entre elas o tempo de prazo do contrato, que passou de 24 para 48 meses, e a exigência de oferta mínima de 500 vagas de estacionamento. Será considerada vencedora a empresa que apresentar a maior oferta por metro quadrado. O edital do pregão eletrônico estipula como mínimo aceitável o valor de R$ 2,29 por metro quadrado. Para o prazo de 48 meses, a cessão da área deve arrecadar no mínimo R$ 2,45 milhões.
Além da licitação para o Cais de Porto Alegre, a semana de 12 a 16 de abril terá a concorrência para pavimentação de um trecho de quatro quilômetros da RSC-480, que dá acesso ao município de Ponte Preta e faz a ligação a Barão de Cotegipe, no norte do Estado. O certame, demandado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), chegou a ser agendado para o início de fevereiro, mas foi adiado para ajustes na documentação do processo.
Ao todo, 23 licitações estão previstas pela Celic na semana. Para ter mais detalhes sobre os processos, os interessados podem acessar as informações que estão no site da Celic. Basta consultar pelo número do edital.
A publicação da Agenda Celic é destinada a quem tem interesse em participar das licitações promovidas pelo governo do Rio Grande do Sul e a ampliar o nível de transparência sobre compras e alienações do Estado aos profissionais de imprensa e à sociedade.
Sete portais
Até o fim do ano, moradores e turistas terão mais uma opção para contemplar as belezas do lago Guaíba, um dos cartões-postais de Porto Alegre (RS). Sete portais, áreas de lazer “esquecidas”, serão completamente reurbanizados e irão ganhar uma rota turística exclusiva para bikes.
O projeto piloto de revitalização começou em 2018 com o Portal Dona Irena (Rua Dr. Armando Barbedo), consolidando-o como espaço de integração da comunidade, eventos e ícone da preservação do patrimônio natural e urbano do bairro, fortalecendo a ligação do Guaíba com a identidade turística e cultural de Porto Alegre.
A ideia é que a praça Comendador Souza Gomes seja o ponto zero da rota, que deve recrutar a parceria do sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Poa e contará com mapas em placas espalhadas por todo o trajeto.