Ícone do site Jornal O Sul

“A maioria da população acredita fielmente nas urnas eletrônicas”, diz presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Alexandre de Moraes concedeu entrevista coletiva ao lado de outras autoridades, na noite de domingo. (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, afirmou, em entrevista coletiva na noite de domingo (02), que “a maioria da população acredita fielmente nas urnas eletrônicas”.

“O comparecimento eleitoral e o aumento dos votos válidos em cerca de 7,5 milhões demonstram essa confiança. O que vimos foi um comparecimento maciço da população e um grande número de votos válidos”, disse Moraes após a confirmação de que as eleições presidenciais terão segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O ministro declarou que “a Justiça Eleitoral cumpriu novamente a sua missão constitucional de garantir segurança e transparência às eleições”.  De acordo com ele, não houve ocorrências graves em relação a questões político-ideológicas, tampouco problemas para votar.

Durante a entrevista, Moraes também criticou um documento do PL – partido de Bolsonaro –, divulgado recentemente, que põe em xeque o sistema eleitoral em relação à transparência das urnas eletrônicas.

“Essa contestação do PL é um documento falso e fraudulento, que está sendo investigado não só no inquérito [das fake news] por mim, mas também pelo ministro Benedito Gonçalves. E, no que tange às Forças Armadas, não recebemos nenhum documento”, acrescentou o ministro.

Moraes destacou que o processo eleitoral brasileiro vem sendo oficialmente acompanhado por entidades de prestígio internacional.

Sair da versão mobile