Glúten, Sal, Açúcar e Gordura. Esses são considerados os vilões das dietas – ou pelo menos é isto que alguns médicos e nutricionistas querem que a maior parte das pessoas acredite. Mas a ciência está muito longe do consenso e há uma busca frenética para eliminar o trigo e o xarope de milho das dietas, de modo geral, simplesmente por engano. A verdade é que a maioria das pessoas pode recolocar os pães de volta na mesa, juntamente com hambúrgueres e ainda sim, ficar bem.
Assim como a manteiga era o inimigo e agora deixou de ser, a dieta Atkins ao surgir era considerada boa, depois tornou-se má, e agora é boa novamente. Outros exemplos passam pelo corte do sal, do trigo, entre outros ingredientes de uma dieta.
Para leitores que sofrem com as consequências das dietas da moda, A Mentira do Glúten, será a resposta para muitas perguntas. Cientistas e médicos, por mais incrível que pareça, ainda não possuem um consenso sobre que tipo de nutrição seria a mais adequada para cada tipo de pessoa, embora, principalmente os americanos, gastem bilhões de dólares e inúmeras horas obcecados em “comer direito”.
Nesse trabalho de vanguarda, Alan Levinovitz expõe os mitos por trás das crenças difundidas de porquê algumas comidas são saudáveis e outras são ruins – indicando o caminho para uma vida verdadeiramente saudável, livre de culpa e ansiedade em relação aos nossos hábitos alimentares. Segundo o autor, “Você não é o que você come. Você é como você come”. O lançamento será no dia 16 de outubro, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.