Após dias de muita discussão, a Nasa deu sinal verde para a SpaceX lançar seu voo espacial tripulado. A previsão é de que os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley decolem do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nesta quarta-feira (27), às 17h33min, no horário de Brasília.
A missão é considerada histórica pois será a primeira vez que astronautas americanos decolam de seu país desde o fim das viagens espaciais em 2011, após 30 anos de serviço. Eles viajarão a bordo da cápsula Crew Dragon, impulsionada pelo foguete Falcon 9, e devem chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia seguinte.
Durante os encontros de revisão, autoridades discutiram diversas questões técnicas que poderiam resultar em problemas no voo, como os paraquedas da Crew Dragon, motivo de inúmeros testes nos últimos anos, e a explosão da cápsula em um teste, no ano passado. No entanto, todos concluíram que os riscos eram administráveis.
Nesta segunda-feira (25), funcionários da SpaceX e da Nasa fizeram mais uma revisão sobre a possibilidade de prosseguir com o lançamento. Nesta etapa, são analisados os dados do último teste de ignição e do ensaio geral.
Conheça os escolhidos
Behnken terá o papel de comandante de operações conjuntas. Hurley será o comandante de espaçonave e terá que realizar dois testes de voo durante o trajeto em direção à ISS (Estação Espacial Internacional).
Behnken é natural do estado do Missouri e se formou em física (1988) e engenharia mecânica (1992) pela Universidade de Washington. Depois disso, concluiu um mestrado e um doutorado em engenharia mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), uma das melhores universidades do mundo na área.
Nesse meio tempo, Behnken atuou como engenheiro de teste de voo em uma das bases da Força Aérea norte-americana. Calcula-se que ele tenha registrado mais de 1.500 horas de voo em mais de 25 tipos de aeronaves.
Em julho de 2000, Behnken foi aprovado para integrar o corpo de astronautas da Nasa. Por lá, fez treinamentos e ocupou cargos de liderança na agência espacial. Em 2008, foi pela primeira vez ao espaço para trabalhar na ISS. Em fevereiro de 2010, seguiu em sua segunda missão fora da Terra.
Entre julho de 2012 e julho de 2015, atuou como astronauta chefe da Nasa, sendo responsável por tarefas de voos, preparação de missões e suporte em órbita das tripulações que estavam na ISS.
Segundo a Nasa, Behnken contabiliza mais de 708 horas no espaço e 37 horas fora da ISS, realizadas durante seis caminhadas espaciais.
“Há uma geração de pessoas que talvez não tenham tido a chance de ver o lançamento de um ônibus espacial”, afirmou Behnken em uma entrevista online no começo do mês. Para ele, muitos agora terão a chance de ver um voo espacial humano de “nosso próprio quintal”, em referência aos Estados Unidos.
O astronauta Hurley nasceu em Endicott, uma pequena vila no estado de Nova York, mas considera Apalachin como cidade natal, informa a Nasa.
Ele se graduou em engenharia civil em 1988 na Universidade Tulane, em Louisiana. Nessa época, se tornou o segundo tenente do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. No ano seguinte, começou a realizar voos de treinamentos.
Quase dez anos depois, Hurley passou a participar da Escola de Piloto de Teste Naval dos EUA, em Maryland, contabilizando nos anos seguintes mais de 5.500 horas de voos em 25 tipos de aeronaves, destaca a Nasa.
Hurley também foi aprovado para o corpo de astronautas da Nasa em julho de 2000. Nove anos depois, teve a oportunidade de fazer o seu primeiro voo para o espaço no ônibus Endeavour como piloto, passando mais de 15 dias no espaço.
Sua segunda missão foi em julho de 2011, quando ajudou a fornecer suprimentos e peças de reposição para a ISS durante a viagem do ônibus espacial Atlantis.