Quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2021
Após sua descoberta em 2004, o asteroide 99942 Apophis foi identificado pela NASA (Agência Espacial Americana) como um dos mais perigosos que poderiam colidir com a Terra.
Com cerca de 340 metros de diâmetro e estimadas 41 milhões de toneladas, o Apophis ganhou notoriedade como um asteroide que poderia representar uma séria ameaça ao nosso planeta.
Inicialmente, os astrônomos previam que ele passaria perto da Terra em 2029 e até elaboraram uma avaliação de possível impacto, somente agora esclarecida com grande alívio.
Os resultados de uma nova campanha de observação de radar, combinada com uma análise precisa da órbita, ajudaram os astrônomos a concluir que não há risco de o Apophis impactar nosso planeta por pelo menos um século.
Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA, o risco de um impacto em 2029 foi descartado, assim como os outros futuros, em 2036 e em 2068.
Quando o Apophis sobrevoou a Terra por volta de 5 de março de 2021, os astrônomos aproveitaram a oportunidade para refinar a estimativa de sua órbita ao redor do Sol com extrema precisão.
Isso permitiu os cientistas a excluir com segurança qualquer risco de impacto nos próximos anos.
“Um impacto em 2068 não está mais entre as possibilidades, e nossos cálculos não mostram nenhum risco de impacto por pelo menos 100 anos”, garantiu em comunicado Davide Farnocchia, engenheiro de navegação e pesquisador do CNEOS.