Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Celular carregado por mais tempo: Nokia cria bateria que dura o dobro do tempo

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução de internet)

A nova bateria criada pelos cientistas é mais densa energeticamente e eficiente, tudo sem aumentar o volume do componente, preocupação central para permitir sua adoção em dispositivos portáteis, como celulares.

Segundo artigo publicado na especializada Nature Energy, a nova bateria usa um design que envolve lítio e nanotubos de carbono. A construção da bateria elimina gargalos e focos de ineficiência das baterias tradicionais, permitindo um fluxo de energia extremamente eficiente.

O protótipo permite que o rendimento de um mesmo volume seja 2,5 vezes superior a um equivalente convencional no mercado. Outro desdobramento da tecnologia é que a nova bateria da Nokia deva se mostrar muito mais rápida na recarga.

O estudo compara a nova bateria com as atuais: os especialistas afirmam que, em laboratório, os testes renderam uma bateria com células de 480 Wh/kg (Watts-hora por quilograma), medida de densidade – a relação de quanta energia “cabe” em cada célula da bateria – mais de duas vezes superior à melhor bateria de lítio disponível no mercado na atualidade.

A Nokia descreve a tecnologia como ideal para o uso numa nova geração de dispositivos conectados, todos com acesso às redes 5G, requisito que tende a elevar a demanda por energia em baterias de celulares, drones e acessórios IoT.

A companhia finlandesa também fala em uma nova geração de unidades de armazenamento de energia renovável que seriam usadas na infraestrutura de geração e distribuição de eletricidade e também em automóveis elétricos. Entretanto, ainda não há previsão de quando produtos derivados da pesquisa do Bell Labs alcancem o mercado.

Uma semana

Bateria é palavra de ordem no Power Max P18K Pop, celular da Energizer anunciado na feira MWC, em Barcelona, com 18.000 mAh de capacidade. A quantidade é mais de cinco vezes superior à oferecida por smartphones convencionais, que costumam ter entre 3.000 mAh e 4.000 mAh. O número é também 60% maior que o ofertado pelo Blackview P10000 Pro, telefone que ficou famoso por trazer componente de 11.000 mAh.

Segundo a fabricante, toda essa energia é suficiente para abastecer o aparelho por mais de uma semana ou por 48 horas de exibição de vídeos. Em modo de espera, a autonomia chega a 50 dias. O lançamento tem previsão de chegar ao mercado em 2019, mas o preço ainda não foi divulgado. Não se sabe se o modelo será vendido no Brasil.

Tanta bateria deixa o Power Max P18K Pop com um visual, no mínimo, curioso: o aparelho é um tijolão de meio quilo com 18 mm de espessura – mais ou menos dois iPhone XS e meio empilhados. Segundo a Energizer, o telefone leva 8 horas para recarregar a bateria por completo.

Se o corpo é grande demais para os padrões atuais, a tela LCD de 6,2 polegadas segue uma tendência moderna, já que ocupa praticamente toda a parte frontal do celular. A câmera frontal dupla fica escondida em uma gaveta deslizante no topo, assim como os chineses Vivo Nex S e Oppo Find X.

As especificações do smartphone incluem ainda câmera tripla de 12, 5, e 2 megapixels na parte de trás, processador MediaTek Helio P70, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento. O aparelho roda sistema Android 9 (Pie).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governo federal vai implantar registro de ponto eletrônico para 410 mil servidores públicos
Ministros do Supremo temem que vazamentos da Operação Lava Jato façam delatores mudarem versões
https://www.osul.com.br/a-nokia-criou-uma-bateria-que-dura-o-dobro-do-tempo/ Celular carregado por mais tempo: Nokia cria bateria que dura o dobro do tempo 2019-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar