Com lançamento previsto até o final deste ano, a nova versão do programa Photoshop CC – um dos mais populares do mundo – disponibilizará uma nova ferramenta que promete facilitar consideravelmente a criação de curvaturas, também conhecidas como desenhos vetorizados.
A novidade foi divulgada pela empresa norte-americana Adobe Systems, que veiculou em sites e redes sociais um vídeo demonstrando o novo recurso. A promessa é de um recurso que permitirá – ao menos em tese – que qualquer usuário realize o procedimento com relativa facilidade.
A gerente de produto da empresa, Meredith Stotzner, é quem detalha a ferramenta, denominada “caneta de curvatura”. Basta clicar sobre uma imagem específica (ou a parte dela que interessa no trabalho) para adicionar pontos e criar curvas de forma automática.
“Se você quiser mudar a orientação da curva ao desenhar um coração, por exemplo, só precisará clicar duas vezes”, ressalta a executiva. “É fácil adicionar e mover pontos para chegar ao formato desejado. A ideia é tornar o processo mais intuitivo e reduzir a dependência a atalhos de teclado.”
Trajetória
As linhas e formas vetorizadas são uma das possibilidades mais exploradas por usuários de médio ou alto grau de domínio do Photoshop, concebido em 1987 por Thomas Knoll, no Estado norte-americano da Califórnia. Ele estava em casa trabalhando em sua tese de doutorado, quando acabou desenvolvendo um código que exibia imagens em tons de cinza em um monitor preto e branco.
Como esse código não estava diretamente relacionado à sua pesquisa acadêmica, Knoll subestimou a sua importância. Ele só percebeu mais tarde o potencial da ideia, quando o seu irmão John Knoll (que já trabalhava na Industrial Light & Magic) se encantou pelo programa.
Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo como um software destinado à manipulação de imagens provenientes de scanners, que eram muito caros na época. Comprado pela Adobe, o Photoshop chegou ao mercado em fevereiro de 1990 e logo se tornou líder no segmento de programas de computador para edição de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
A sua mais recente versão, que será lançada em breve, é apelidada como Adobe Photoshop CC (sigla cujo significado é Creative Cloud), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Machinstosh OS-X. Em quase 28 anos de presença nos escritórios de publicidade, fotografia, artes gráficas e afins, essa será a sua décima-quarta versão.