Localizado na Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre, o atracadouro turístico Nico Fagundes ganhou oficialmente na tarde dessa terça-feira uma nova estrutura para a sua bilheteria. A instalação tem por objetivo qualificar o atendimento ao público que utiliza as seis embarcações com roteiros de passeio pelo Guaíba e que embarcam nas imediações da Usina do Gasômetro.
O novo espaço para venda dos ingressos conta com seis guichês (um para cada embarcação), espaço coberto e climatizado, área de espera, gradis junto ao ponto de atracação, cabeços de amarração, lixeiras e luminárias. Até então, as embarcações atendiam em mesas improvisadas no local.
A obra assinada pelo arquiteto Jaime Lerner é reconhecível à distância pelo lay-out retangular e paredes de vidro que permitem vislumbrar o Guaíba. Já o investimento – R$ 30 mil – foi bancado pelos proprietários de embarcações que exploram serviços de turismo aquaviário: Noiva do Caí, Cisne Branco, CAT 5, CAT 8, Porto Alegre 10, Bela Catarina e BarCo.
Manifestações
A inauguração contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, secretários municipais, os proprietários das embarcações, autoridades e outros representantes do segmento.
“Espero que esta parceria que resultou nesta nova bilheteria possa avançar, possibilitando que todos possam desfrutar desta beleza que é a Orla, que será ampliada futuramente, e do Guaíba”, salientou o chefe do Executivo”, discursou Marchezan.
“Temos que avançar agora na reforma e contratualização da Usina do Gasômetro, que será outro referencial, e no projeto Embarcadero, que fica aqui ao lado. A Orla 3 já está a caminho e a Orla 2 será uma surpresa”, prosseguiu.
O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, foi mais ou menos na mesma linha: “Quando assumi o cargo, uma das missões que recebi do prefeito foi resolver o problema da bilheteria na Orla”.
Já o presidente da Atun (Associação de Turismo Náutico), Vilian Oliveira, usou as palavras “orgulho” e “satisfação” ao falar de seu envolvimento na concretização da nova bilheteria.
Por fim, o vice-líder do Executivo na Câmara de Vereadores, Moisés Barboza: “A cidade de Porto Alegre está cada vez mais voltada para o Guaíba e esta é mais uma conquista, agora temos que continuar enfrentando os problemas da cidade, buscando uma vida melhor para essa população de 1,5 milhão de porto-alegrenses”.
Ações complementares
Durante o evento, também foi promovida a entrega doações para a Campanha do Agasalho da capital gaúcha. Foram de 150 mil itens, incluindo roupas, calçados, cobertores e outros artigos.
Outra ação foi um passeio gratuito de barco com cerca de 750 crianças de 20 escolas municipais. A iniciativa resultou de uma parceria entre a administração municipal e a ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros), que levoua gurizada de ônibus até o local.
(Marcello Campos)