Ícone do site Jornal O Sul

A partir desta sexta-feira, 59 anos será a idade mínima de vacinação contra o coronavírus para os porto-alegrenses sem comorbidades

Prefeitura ainda não definiu se haverá escalonamento por gênero e mês de nascimento. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

Nesta sexta-feira (4), começa em Porto Alegre a vacinação contra o coronavírus para o público em geral a partir de 59 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ainda avalia se contemplará no primeiro momento todos os 14 mil habitantes da capital gaúcha com essa idade ou fará separação por mês de nascimento e gênero (feminino/masculino).

Caso a divisão seja por gênero, as mulheres de 59 anos ficarão na frente da fila. Segundo a prefeitura, esse detalhamento dependerá do quantitativo de doses a serem enviados pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul nesta semana.

“Todos querem ser vacinados e este é obviamente também o desejo do prefeito”, declarou o chefe do Executivo municipal, Sebastião Melo. “Tanto que, assim que houve a brecha para darmos início à vacinação dos professores, nós o fizemos.”

Agilização

De acordo com o titular da Secretaria da Saúde, Mauro Sparta, a ideia é imunizar com a maior agilidade possível os professores e trabalhadores da educação, para os quais a vacinação começou nesta terça-feira (1º).

“Consideramos totalmente viável vacinar os professores e trabalhadores da rede municipal terça-feira e quarta-feira e, na quinta-feira, já abrir para a rede conveniada”, frisou, acrescentando que:

“Se recebermos uma quantidade significativa de doses, poderemos inclusive antecipar o início da aplicação de doses por faixa etária para a quinta, de forma concomitante aos professores, que seguiremos vacinando também, claro. O fato é que a vacinação por faixa etária é um grande avanço, pelo qual também estávamos ansiosos”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile