Quarta-feira, 23 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A pesquisa CNT indica Lula em primeiro lugar na preferência para a Presidência da República. Na hipótese de Lula não estar concorrendo, Bolsonaro aparece em primeiro

Compartilhe esta notícia:

Preso há cinco semanas, Lula esteve presente em apenas um dos quatro cenários de primeiro turno que foram testados. (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a primeira colocação em pesquisa de intenção de voto CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (14) no cenário em que aparece como candidato, enquanto o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança nos cenários sem o petista.

Lula registrou 32,4 por cento das intenções de voto, à frente de Bolsonaro, com 16,7 por cento, e Marina Silva, da Rede, com 7,6 por cento. Na pesquisa anterior, de março, Lula tinha 33,4 por cento, Bolsonaro tinha 16,8 por cento e Marina aparecia com 7,8 por cento.

Em cenário sem Lula, Bolsonaro aparece no levantamento deste mês em primeiro lugar com 18,3 por cento, à frente de Marina, com 11,2 por cento, e com Ciro Gomes, do PDT, em terceiro, com 9 por cento. No levantamento de março, Bolsonaro tinha 20 por cento no cenário sem Lula, enquanto Marina aparecia com 12,8 por cento e Ciro tinha 8,1 por cento.

Preso há cinco semanas, Lula esteve presente em apenas um dos quatro cenários de primeiro turno que foram testados. O PT mantém a candidatura do ex-presidente, embora ele deva ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa após ser sido condenado em segunda instância. No lugar de Lula, a pesquisa colocou Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo.

A pesquisa também não traz o nome do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa (PSB), que anunciou na última terça-feira (8) que não pretende disputar a Presidência da República.

Segundo turno

Nos cenários de simulação de segundo turno, Lula é o vencedor em todas as disputas em que aparece como candidato. Sem o petista, Bolsonaro é quem aparece na liderança em quase todos os cenários, mas o deputado empata com a pré-candidata da Rede, ambos com 27,2 por cento, e também ocorre um empate técnico dele com Ciro Gomes -Bolsonaro angaria 28,2 por cento e o pré-candidato do PDT acumula 24,2 por cento.

Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, a desistência do ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa de concorrer à Presidência da República pelo PSB ainda não produziu efeitos nos índices dos demais concorrentes.

“Não foi para candidato nenhum, foi para branco, nulo e indeciso”, disse em entrevista coletiva.

O diretor-executivo do Instituto MDA, Marcelo Souza, apontou ainda que o patamar de brancos, nulos e indecisos também é alto – supera os 50 por cento na maioria dos cenários de segundo turno em que Lula não aparece como candidato.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em 137 municípios brasileiros, entre os dias 9 e 12 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo gaúcho entregou mais 90 motocicletas e 150 armas para a Brigada Militar
Procuradora acredita que o Supremo pode mudar a Lei da Anistia após a divulgação dos documentos da CIA
https://www.osul.com.br/a-pesquisa-cnt-indica-lula-em-primeiro-lugar-na-preferencia-para-a-presidencia-da-republica-na-hipotese-de-lula-nao-estar-concorrendo-bolsonaro-aparece-em-primeiro/ A pesquisa CNT indica Lula em primeiro lugar na preferência para a Presidência da República. Na hipótese de Lula não estar concorrendo, Bolsonaro aparece em primeiro 2018-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar