As atividades ligadas ao turismo em Porto Alegre proporcionaram, em 2019, uma arrecadação de aproximadamente R$ 28,8 milhões em impostos municipais. Segundo a prefeitura, esse valor representa um crescimento de 11,63% em relação ao ano anterior. O balanço foi divulgado nesta semana pela SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) da capital gaúcha.
A Diretoria de Turismo e Eventos da pasta detalha que o montante corresponde aos tributos gerados por três atividades básicas do setor: hospedagem (64,32% do total arrecadado), agências de viagem (27,37%), planejamento e organização de eventos (8,32%).
Ainda conforme a SMDE, o terceiro segmento – eventos – foi o que mais cresceu, com um avanço de 27,49% na arrecadação, se comparada a 2018.
“Não por acaso, o Escritório de Eventos fechou o ano com números recordes”, ressaltou a prefeitura em seu site. “Ao todo, foram 3.177 eventos licenciados, com um público total de mais de 6,1 milhões de pessoas, segundo as estimativas dos próprios organizadores.”
A marca foi alcançada em setembro, quando shows, festas e similares licenciados pela administração municipal receberam um público estimado de mais de 1,4 milhão de pessoas. Basta mencionar que no sétimo mês do ano Porto Alegre foi palco para mais um Acampamento Farroupilha, um show da dupla Sandy & Junior e o 74° Congresso Brasileiro de Cardiologia, dentre outros.
Potencial a explorar
Na avaliação do titular da SMDE, Eduardo Cidade, esse balanço positivo comprova a vocação da capital gaúcha para o desenvolvimento de iniciativas na área turística:
“O crescimento da arrecadação apenas reitera a importância dessas atividades para o desenvolvimento da nossa economia e mostra que, sim, Porto Alegre tem um grande potencial para atrair e receber turistas das mais diversas origens”.
(Marcello Campos)