Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de agosto de 2021
"Só se revitaliza um bairro com gente", destacou Melo
Foto: Giulian Serafim/PMPAA prefeitura de Porto Alegre, representantes da sociedade civil organizada e da comunidade em geral participaram, na noite de quinta-feira (19), de uma audiência pública para as contribuições finais ao Programa de Reabilitação do Centro Histórico.
O projeto prevê a flexibilização das regras do Plano Diretor para estimular a retomada de obras na região central de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo observou que muitas capitais brasileiras sofreram com a degradação, mas já conseguiram recuperar seus centros históricos. Melo destacou que, na sua gestão, várias secretarias estão envolvidas nesse “esforço coletivo”.
“A questão urbanística é fundamental para o nosso projeto de recuperação do Centro. Só se revitaliza um bairro com gente. Essa mudança vai flexibilizar as regras para atrair o setor da construção civil de volta ao Centro e quem vai ganhar é a população”, disse o prefeito.
O programa cria um modelo jurídico, econômico e urbanístico para estimular a iniciativa privada a investir na requalificação da região, através de intervenções destinadas a valorizar as potencialidades sociais, econômicas, ambientais e funcionais.
Para aderir, o empreendedor deverá atender a pelo menos quatro condicionantes, como a qualificação do passeio na frente do imóvel e das fachadas com frente para a via, a adoção do uso misto, ações sustentáveis em edificações, requalificação ou restauração do patrimônio histórico e ações em segurança pública nas edificações, entre outros pontos.
Uma nova audiência pública sobre o tema ocorre nesta sexta-feira (20), às 19h.