A seleção brasileira feminina continua invicta na Copa América de basquete, que está sendo disputada em Porto Rico. Nesta quarta-feira (25), o Brasil superou o Paraguai com facilidade por 101 a 59, no Coliseo Roberto Clemente, e se garantiu na semifinal da competição.
A equipe do técnico José Neto entra em quadra novamente nesta quinta-feira (26) para fechar sua participação no Grupo B da primeira fase da competição. A seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos, às 16h (horário de Brasília).
O destaque do Brasil foi mais uma vez Damiris. A jogadora do Minnesota Lynx, da WNBA, anotou 22 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu três assistências. Foram 43,75% de aproveitamento nos arremessos de quadra (7/16), sendo 2/6 nas bolas de três pontos (33,3%).
Outras quatro atletas do Brasil terminaram o jogo com dez ou mais pontos. Tati Pacheco anotou 15, seguida de Isabela Ramona (14), Alana (12) e Patty Teixeira (10).
O Brasil sofreu um pouco no primeiro quarto e início do segundo, quando o Paraguai chegou a igualar o jogo (22 a 22). Depois disso, o time de José Neto anotou 13 pontos seguidos e foi para o intervalo vencendo por 17 pontos (50 a 33).
A terceira parcial foi equilibrada, com vitória do Paraguai no período por 20 a 19. Na última parcial, no entanto, a seleção brasileira teve bom desempenho defensivo, fez 32 a 6, e fechou o jogo com uma vantagem de 42 pontos.
As semifinais acontecem neste sábado, dia 28. A grande decisão será no domingo, dia 20.
Ao se classificar, a seleção brasileira feminina de basquete já se garantiu no pré-olímpico das Américas, que terá dois grupos de quatro equipes e apenas os dois primeiros de cada lado se classificam para um pré-olímpico intercontinental com outras 12 seleções, sendo seis da Europa, quatro da Ásia/Oceania e duas da África. Os pré-olímpicos acontecem em novembro, ainda sem sede definida.
O Brasil precisa ficar entre os dois melhores times de sua chave para ir à fase intercontinental da disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos.