Ícone do site Jornal O Sul

A SpaceX espera levar os primeiros turistas ao espaço até o fim do ano

Ela já é a segunda empresa de capital fechado mais valiosa do mundo. (Foto: SpaceX/Divulgação via AP)

A SpaceX planeja lançar sua primeira missão de turismo espacial no quarto trimestre de 2021, afirmou a empresa do bilionário Elon Musk em um comunicado nesta segunda-feira (1º).

Além da empresa aeroespacial, Musk também é fundador da Tesla, de veículos elétricos. Ele se tornou a pessoa mais rica do mundo em 2021, ultrapassando Jeff Bezos, da Amazon.

A missão, chamada Inspiration4, será realizada com o foguete reutilizável Falcon 9 da SpaceX, que será lançado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A bordo estará Jared Isaacman, fundador e chefe da Shift4 Payments, que vai doar os três assentos ao lado do seu na cápsula Dragon para “indivíduos do público em geral, cuja identidade será anunciada nas próximas semanas”, segundo o comunicado.

O site Inspiration4.com foi criado para que as pessoas possam se inscrever e competir por esses lugares. O concurso está aberto a residentes dos Estados Unidos acima dos 18 anos.

Há duas categorias de assentos disponíveis: “generosidade”, que exige uma doação à Fundação São Judas, que atua no combate às doenças infantis; e “prosperidade”, que pode ser obtido com o compartilhamento de uma história empreendedora.

Os três vencedores receberão, junto com Jared Isaacman, um “treinamento de astronauta comercial SpaceX”.

De acordo com a empresa, a missão durará vários dias e os turistas completarão uma órbita na Terra a cada 90 minutos. No final, a cápsula entrará na atmosfera e pousará nas águas da costa da Flórida.

Em novembro de 2020, quatro astronautas foram colocados em órbita com sucesso na cápsula Crew Dragon da SpaceX, antes de alcançar a Estação Espacial Internacional.

Uma semana antes, a cápsula Dragon havia se tornado a primeira espaçonave certificada pela NASA em 40 anos, após os ônibus espaciais, cujo programa terminou em 2011.

Foguete explode

Um protótipo de foguete da SpaceX explodiu ao aterrissar nesta terça-feira (2), após um voo de teste, segundo imagens divulgadas pela própria empresa. Foi a segunda explosão desse tipo, depois do ocorrido com o protótipo anterior em dezembro do ano passado.

O fundador da empresa, Elon Musk, não se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais. Na noite desta segunda-feira (1º), ele anunciou que ficará “fora do Twitter por um tempo”.

O foguete SN9 decolou de Boca Chica, no estado do Texas, com autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A nave foi lançada às 15h30 (horário local) e desligou progressivamente seus motores à medida que alcançava a altitude de 10 km. Em seguida, realizou uma série de manobras de teste na posição horizontal.

Ao tentar retornar à posição vertical para pousar, no entanto, começaram os problemas. As imagens exibidas mostraram que o foguete chegou muito rapidamente, e em um ângulo ruim. Ele aterrissou em meio a um barulho ensurdecedor e explodiu.

Sair da versão mobile