Sábado, 01 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de outubro de 2015
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nessa sexta-feira que mais de um milhão de participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ainda não tinham acessado o cartão de confirmação, marcado para este fim de semana. Isso equivale a 13,5% dos candidatos inscritos.
A prova será realizada, simultaneamente, em 1.723 cidades. No Rio Grande do Sul, cerca de 418 mil candidatos devem comparecer para prestar o exame. O RS foi o sexto Estado com o maior número de inscritos.
Os portões do local de prova serão abertos às 12h, horário de Brasília (DF), e fechados às 13h. Os alunos poderão sair do local somente duas horas depois do início do teste, mas sem o cartão do exame. Somente estarão autorizados a sair com o caderno meia hora antes do término das provas.
Cancelamento
Mercadante anunciou que em duas cidades de Santa Catarina (Rio do Sul e Taió) as provas do Enem foram canceladas, em virtude das chuvas. Ao todo, 4.542 estudantes farão o exame em outra data, que deverá ser marcada nos próximos dias.
Mesmo com a troca de datas para esses candidatos, todo o calendário do Enem está mantido. Por causa de chuvas e de problemas de estrutura, outros 3.528 candidatos tiveram o local de prova transferido. Os inscritos já foram avisados sobre a mudança. Mesmo assim, por segurança, veículos da organização do Enem ficarão a postos nos endereços inicialmente apontados para eventual deslocamento para o novo local de prova.
Segurança
As medidas de segurança serão reforçadas neste ano. Equipes de inteligência fizeram um cruzamento de dados dos candidatos para identificar riscos de fraude. A análise foi feita com base em tentativas de burlar a prova em anos anteriores.
Antes de chegar à sala, os candidatos terão de passar por detectores de metais. Os aparelhos foram instalados também nos banheiros dos locais de exame.