Ícone do site Jornal O Sul

A única praia de nudismo do Rio reabre, mas “peladões” têm que usar máscaras

A Praia do Abricó, na Zona Oeste, é a única praia naturista da cidade do Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Depois de oito meses sem receber eventos oficiais, a Praia do Abricó, única praia naturista do Rio de Janeiro, em Grumari, será reaberta neste sábado (5), a partir das 11h. Em comemoração ao retorno e ao Dia Mundial do Naturismo – celebrado em 6 de dezembro –, a Associação Naturista de Abricó organizou o “Bem-vinda de volta, Abricó”, um evento aberto ao público, com roda de conversa sobre o naturismo. As regras de distanciamento social deverão ser seguidas, avisam os organizadores, incluindo o uso de máscaras.

Pedro Ribeiro, presidente da Federação Brasileira de Naturismo e secretário da Associação Naturista da Praia do Abricó, comemora o retorno com segurança. Ele diz que todo ano, em dezembro, o grupo realiza o evento “Bem-vindo, verão”, mas desta vez será o “Bem-vinda de volta, Abricó”, com direito a bolo e parabéns para todos os aniversariantes, além de uma celebração do Dia Mundial do Naturismo.

“Vamos fazer uma reflexão sobre o naturismo por meio de um grande bate-papo entre os frequentadores, conversando sobre o que é o movimento. A maior parte dos visitantes não é naturista, mas segue as regras de nudez ao frequentar a praia. Por isso, representantes da associação estão sempre por lá para explicar o que é a nossa filosofia de vida”, contou Ribeiro.

De acordo com o relações-públicas da Associação Naturista da Praia do Abricó, Claudio Haliuc, o evento será importante para rever os amigos e receber novos adeptos do nudismo, além de difundir os conceitos do naturismo. Antes da pandemia, a praia recebia cerca de 100 pessoas por dia nos fins de semana de forte calor.

“Costumamos receber muitos turistas e curiosos sobre o naturismo, é bem interessante. Esperamos que a pandemia dê uma trégua para nos estabilizar de novo, mas sempre tomando cuidados”, salientou.

A Praia do Abricó é a única praia naturista da cidade do Rio de Janeiro, localizada dentro do Parque Municipal de Grumari, depois da Prainha e junto à Praia de Grumari. Liberada oficialmente há 17 anos para a prática, estende-se numa pequena faixa de 250 metros de areia. De acordo com a associação, as visitas devem ser realizadas aos sábados, domingos e feriados, quando representantes do grupo estão no local para garantir segurança e monitorar o comportamento dos banhistas, além de oferecer explicações sobre o naturismo.

Sair da versão mobile