Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de fevereiro de 2017
Está aberto o período de inscrições para o Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) em conjunto com a Rede E-Tec Brasil. A novidade em 2017 será a inauguração do novo Polo Educacional de São Sepé, que contará neste semestre com 80 vagas. Também serão oferecidas outras 80 vagas no Polo de Cruz Alta. Regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa de capacitação é ocorre de modo semipresencial, beneficiando atualmente mais de 300 alunos do meio rural.
O novo Polo Educacional de São Sepé estará localizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural do Município, parceiro do SENAR-RS na iniciativa. Assim como em Cruz Alta, a estrutura contará com salas de aula, sala de informática, secretaria, auditório e área de convivência. O local ainda servirá como um centro de atividades do SENAR-RS voltadas ao produtor rural e parceiros da região.
Conforme o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, o lançamento do segundo Polo Educacional visa aumentar o acesso à capacitação profissional para o público do campo no Rio Grande do Sul. “Além de aproveitar as potencialidades em agronegócio que a região oferece, a presença em São Sepé nos permite ampliar a abrangência do nosso curso técnico a novas zonas do Estado”.
As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 13/2 e as provas acontecem em março. Os candidatos devem possuir idade acima dos 18 anos e Ensino Médio completo. Interessados devem se inscrever através do site http://etec.senar.org.br, onde podem encontrar o edital da seleção. O chefe da divisão técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, chama a atenção para a questão das datas. “Quanto mais antecipada for a inscrição do candidato, melhor será sua organização para a realização as provas”.
Com dois anos de duração, o curso disponibiliza 80% das suas 1.230 horas/aula via web. O conteúdo é ministrado por técnicos do SENAR-RS, que atuam como tutores. O programa de capacitação foi concebido e estruturado com foco na população rural, tendo seus conteúdos e estratégias didáticas voltados principalmente para quem vive ou trabalha no campo. São apresentadas matérias como administração e economia rural, políticas públicas ao agronegócio, marketing aplicado, qualidade e segurança alimentar, gestão de pessoas, empreendedorismo, tecnologia e inovação, entre outras.
No país todo são oferecidas 1.627 vagas em 51 polos de apoio da Rede e-Tec Brasil no SENAR, distribuídos por 17 estados do País. Para mais informações sobre o processo seletivo e a Rede e-Tec Brasil no SENAR, ligue: 0800-642 0999.