Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Saiba os cuidados tomados para evitar a separação de crianças da família nos resgates das enchentes

Compartilhe esta notícia:

Em muitos casos, crianças e idosos são resgatados de forma prioritária, o que pode dividir famílias temporariamente.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Em muitos casos, crianças e idosos são resgatados de forma prioritária, o que pode dividir famílias temporariamente. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Em meio a uma tragédia que já vitimou mais de 90 pessoas e deixou 1,4 milhão de afetados no Rio Grande do Sul, uma iniciativa voltada para as crianças e adolescentes do Estado tenta ajudar nos resgates. Isso porque, com as enchentes, muitos pequenos foram encontrados sozinhos e acolhidos em diversos municípios.

Crianças e adolescentes separados de mães, pais ou responsáveis agora contam com um Centro Integrado para Triagem de Crianças e Adolescentes. A iniciativa começou a funcionar nesta terça-feira (7) e integra Poder Judiciário, Ministério Público, psicólogos, assistente sociais e Conselho Tutelar.

Muitas crianças e adolescentes têm chegado, em diversos abrigos do Rio Grande do Sul, desacompanhadas de um adulto. A orientação, ao ver crianças nessas condições, é de direcionar ao Centro de Triagem Geraldo Santana (endereço e telefone abaixo).

Botes, jet skis e até geladeiras improvisadas têm sido usadas para os salvamentos, feitos por autoridades do poder público local, das Forças Armadas e por voluntários. Em muitos casos, crianças e idosos são resgatados de forma prioritária, o que pode dividir famílias temporariamente.

“Às vezes parte de uma família vai para um abrigo e parte vai para outra. Por isso, justamente queremos identificar os responsáveis e quando necessário fazer o acolhimento desses pequenos, pois há um risco muito grande dessas crianças sozinhas em abrigos”, frisa Cinara Dutra Braga, promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre.

Em Canoas (RS), o prédio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), local que concentra o maior número de desabrigados do município, passou a receber todas as crianças da cidade.

“Não há qualquer criança desacompanhada no ambiente da Ulbra. Está tudo sob controle”, afirmou o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Canoas, João Paulo Fontoura de Medeiros, nas redes sociais, diante de mensagens que informavam crianças desacompanhadas no local.

Abaixo, segue material de divulgação com todos os contatos e orientações 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prejuízos no Rio Grande do Sul se aproximam de R$ 1 bilhão
Sistema de Abastecimento de Água do Menino Deus é religado em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/abrigos-no-rio-grande-do-sul-tem-criancas-separadas-da-familia/ Saiba os cuidados tomados para evitar a separação de crianças da família nos resgates das enchentes 2024-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar