Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Leandro Mazzini | 30 de outubro de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A despeito da parceria informal entre os deputados federais Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), a fim de angariar uma frente ampla de votos para a eleição de um deles à Presidência da Câmara em fevereiro, quem ganhou campo nesta semana foi o deputado Hugo Motta (PP-PB), apadrinhado pelo atual inquilino da cadeira, Arthur Lira (PP-AL). Motta já tem o apoio do PL e PP e vai oficializar em breve, segundo contam aliados, a entrada do PT e PDT nesta frente – ou boa parte das bancadas. O compromisso de Motta com pautas alinhadas com o Governo, mas vislumbrando uma gestão independente, agradou partidos da esquerda. Embora o presidente Lula da Silva tenha avisado a todos que só vai assistir do outro lado da Praça, os ministros palacianos acompanham com atenção. O consenso nos dois Poderes é que não pode haver mais clima para rompimento e tensão. Motta
Povo desanimado
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral estão assustados com a alta abstenção no pleito de domingo nas 15 capitais onde houve 2º turno para prefeito. A média ponderada ficou em 27,7% neste grupo de cidades. E isso é porque o voto é obrigatório. Há o desafio, consenso na Corte, de um chamamento em mídia mais forte para as eleições majoritárias de 2026.
Livre, leve e candidato
José Dirceu se livrou das ações em que era alvo na Operação Lava Jato numa canetada do ministro do STF Gilmar Mendes. Agora elegível, ele pode se candidatar a deputado federal por Brasília – como já disse a amigos – ou até, quem sabe, se chamado, voltar a ser ministro de Lula da Silva. Também poderá voltar a advogar, porque pedirá de volta a carteirinha suspensa pela OAB-SP.
Seguro (até o abate)
Um levantamento produzido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou que a procura pelo Seguro Pecuário tem crescido no Brasil. Somente nos sete primeiros meses de 2024, a entidade identificou o aumento de 59,6% na arrecadação do produto, totalizando R$ 77,9 milhões.
Mato na cerca
Um mistério bem perto da Praça dos Três Poderes, a apenas 5km de distância do Senado Federal, o proprietário do local: segue fechado e abandonado o Clube do Servidor, cedido em 2018 para a Casa Alta pela União para criação de um centro cultural do Congresso Nacional
Cidadania na guerra
Brasília recebe dia 6 de novembro, na Unidade Asa Sul da Casa Thomas Jefferson, o seminário “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”. Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento contará com a presença de representantes da força-tarefa Bring Kids Back UA e convidados especialistas em direitos humanos, direito e relações internacionais, além de diretores de ONGs de diferentes países.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.