Com o tema “Commedia Dell’Arte”, que retrata os palcos itinerantes da Europa e a essência de personagens como Pierrô, Arlequim e Colombina, a Acadêmicos de Gravataí venceu o Carnaval de Porto Alegre pelo Grupo Ouro. A escola de samba levou para o Complexo Cultural do Porto Seco um enredo que conquistou os jurados e obteve 239,9 pontos.
“Esta vitória é resultado de muito esforço e mostra que fazemos um Carnaval profissional”, contou o presidente da Acadêmicos de Gravataí, Anderson Silva.
A Estado Maior da Restinga ficou em segundo lugar, com 239,8 pontos, seguida pela Imperadores do Samba, com 239,6. A última classificada, com 236,9 pontos, a Realeza caiu para o grupo Prata.
O processo de apuração das 18 agremiações que se apresentaram nas noites de sexta-feira (23) e de sábado (24) começou às 14h dessa segunda-feira (26) no Complexo Cultural do Porto Seco, na capital gaúcha. Os 32 jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.
“Presenciamos o maior carnaval dos últimos tempos. Foi apoteótico o espetáculo apresentado pelas agremiações na pista. O show também veio do público, que lotou cada centímetro da estrutura. A cultura popular mostrou a sua força”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.
A Acadêmicos de Gravataí foi a segunda escola a desfilar na Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre na madrugada de sábado, trazendo para a “avenida do samba” os contos medievais que inspiraram o surgimento da Commedia Dell’Arte, uma reconhecida expressão cultural de origem italiana.
A Acadêmicos entrou com 16 alas. A primeira alegoria mostrou um grande dragão e um castelo que retratava os contos medievais. O segundo carro trouxe o espaçoso palco onde se apresentava a Commedia Dell’Arte, também conhecida como o teatro do povo. O Carro que encerrou o desfile representou o baile de Carnaval da Onça Negra, símbolo da escola.
A Commedia Dell’Arte nasceu nos palcos itinerantes da Europa e também representa a essência de personagens como Pierrô, Arlequim e Colombina.
Ficha Técnica
– S.C.B. Acadêmicos de Gravataí
– Fundação: 26/2/1961
– Presidente: Anderson Nascimento
– Diretor de Bateria: Marco Antônio Pujol Júnior – Mestre Ninho
– Diretor de Carnaval: Jorge Farias
– Carnavalescos: José Schmidt e Rafael Saraiva
– Enredo – A Trupe da Onça Negra apresenta: No palco da fantasia entra em cena a Commedia Dell’Arte
– Compositores: Thiago Meiners, Gerson Silva (Borracha), Cristian Pavanetti e Igor Vianna
– Intérpretes: Gerson Silva (Borracha) e Igor Vianna