Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2018
Pelo menos 48 pessoas morreram e seis ficaram feridas na terça-feira (02) após um ônibus cair em um precipício depois de se envolver em um acidente com uma carreta em uma estrada em Pasamayo, na Região Central do Peru.
O ônibus, que transportava 53 passageiros, seguia de Huacho, a 130 quilômetros ao norte de Lima, para a capital quando foi atingido pelo pneu da carreta em uma curva acentuada na rodovia Pan-Americana Norte. O motorista perdeu o controle e saiu da estrada, caindo de uma altura de cem metros.
A cabine do veículo foi esmagada com o impacto entre as pedras da encosta e parte da carroceria caiu no mar. A empresa responsável pelo veículo forneceu transporte aos familiares das vítimas e disse que arcará com os custos dos funerais e do atendimento médico aos sobreviventes.
Horas depois do acidente, o ministro dos Transportes peruano, Bruno Giuffra, afirmou que os rastreadores dos dois veículos mostravam que tanto o ônibus quanto a carreta trafegavam acima da velocidade permitida no trecho, de 35 quilômetros por hora.
O presidente Pedro Pablo Kuczynski lamentou a tragédia. “É muito doloroso para nós como país sofrer um acidente dessa magnitude. Minha solidariedade profunda com os familiares”, disse.
Encrustado entre a montanha e o mar, o trecho de Pasamayo da Pan-Americana Norte é conhecido por ser sinuoso e cenário de acidentes frequentes. Essa característica é comum a outras estradas peruanas.
Em julho, nove pessoas morreram e outras 57 ficaram feridas quando um ônibus tombou a caminho de uma atração turística de Lima. Em março de 2015, 36 morreram em um acidente entre três ônibus também na Pan-Americana Norte.