Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de janeiro de 2025
Diretor de emergências diz que acidente parece ter sido causado por falha na polia de um dos teleféricos
Foto: Guarda Civil EspanholaTrinta pessoas ficaram feridas, sendo quatro em estado grave, após um acidente de teleférico na manhã deste sábado (18), em uma estação de esqui de Astún, na região de Aragão, na Espanha, próxima à fronteira com a França.
O diretor de emergências da região de Aragão, Miguel Ángel Clavero, afirmou que o acidente parece ter sido causado por “uma falha na polia de retorno de um dos teleféricos”.
“Isso fez com que o cabo perdesse tensão, fazendo com que algumas cadeiras caíssem e outras ficassem penduradas”, disse Clavero à emissora pública TVE. Além das quatro pessoas que estavam em estado crítico, outras seis foram levados ao hospital. As 20 demais “receberam alta no local”, indicaram os serviços de emergência.
Outras autoridades deram estimativas mais altas durante o dia, e a imprensa local relatou que nove pessoas ficaram gravemente feridas quando o cabo do teleférico se soltou, fazendo com que várias cadeiras caíssem de uma grande altura.
O presidente da região de Aragão, Jorge Azcón, se deslocou à estação de esqui e afirmou que todas as pessoas que ficaram penduradas no teleférico foram resgatadas. Segundo ele, uma mulher que estava em situação mais crítica foi levada de helicóptero para um hospital próximo.
María Moreno, outra mulher que estava no teleférico, disse à TVE que os passageiros ouviram um barulho e, logo em seguida, caíram no chão, dentro da cadeira. Ela afirmou ter visto pessoas feridas porque foram atingidas pelas cadeiras durante a queda.
“Fomos jogados para cima e para baixo umas cinco vezes, nossas costas estão bastante doloridas e temos hematomas, mas houve pessoas que caíram das cadeiras”, disse María. “Ficamos com muito medo”.
Um jovem, outra testemunha do acidente, disse à TVE que “foi como se um cabo tivesse se soltado e, de repente, todas as cadeiras começaram a cair e as pessoas saíram voando”.
Cinco helicópteros e quinze ambulâncias foram chamados ao local para levar os feridos para hospitais próximos, enquanto um hospital de campanha foi montado na estação de esqui, disseram os serviços de emergência.
O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, disse ter ficado “chocado com as notícias do acidente na estação de Astún”. Ele indicou ter conversado com o chefe da região de Aragão para “oferecer-lhe todo o apoio” do governo.