Ícone do site Jornal O Sul

Em menos de dois meses, acidentes aéreos já deixaram 10 mortos no País

Um avião agrícola caiu no dia 23 de janeiro, em uma fazenda do município de Canarana, no Mato Grosso. O piloto não resistiu aos ferimentos e morreu no local. (Foto: Reprodução)

Em menos de dois meses, 2025 contabiliza seis acidentes aéreos que resultaram em 10 mortes, de acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica.

O número de vítimas deste ano aumentou após a queda de um avião de pequeno porte na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, na manhã dessa sexta-feira (7). Ao tentar pousar no local, a aeronave atingiu um ônibus, causando uma explosão. Duas pessoas que estavam no avião morreram, e outras sete foram socorridas em solo.

Com 10 mortes, 2025 já registra o terceiro maior número de mortes em acidentes aéreos nos últimos dez anos, ficando atrás de 2024 e 2016, com 13 vítimas, e de 2021, que teve 11. Veja quais foram os acidentes aéreos registrados até o momento em 2025.

– Avião cai em avenida de São Paulo: Um avião de pequeno porte, modelo King Air F90, caiu no dia 7 de fevereiro em uma das mais movimentadas avenidas do bairro Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Ao tentar pousar no local, ele atingiu um ônibus e houve uma explosão. O piloto Gustavo Carneiro Medeiros e o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, morreram.

Outras sete pessoas atingidas em solo ficaram feridas. Entre elas está um motociclista que passava na via e foi atingido por um destroço do avião e uma idosa que estava no ônibus.

Segundo testemunhas, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu. Na queda, atingiu um ônibus e foi ouvida uma explosão. Uma grande nuvem de fumaça preta foi vista à distância pela cidade.

Márcio Capanema era professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele dava palestra motivacional e viajava para várias cidades do Brasil.

– Queda de helicóptero em MG: Três pessoas morreram na queda de um helicóptero usado para pulverização de lavouras no dia 27 de janeiro, em uma fazenda em Cruzília, Minas Gerais. A aeronave pertencia à Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Grande Goiânia Ltda.

Entre as vítimas estão dois funcionários desta fazenda, Lucio André Duarte, de 39 anos, e Elaine Moraes Souza, de 37 anos. Também morreu o piloto Fernando André Ferreira, de 46 anos. Elaine atuava como auxiliar administrativo na fazenda e era casada com Lúcio Duarte, o gerente. O casal tinha acabado de voltar de férias.

– Avião agrícola cai em MT: Um avião agrícola caiu no dia 23 de janeiro, em uma fazenda do município de Canarana, a 838 km de Cuiabá, no Mato Grosso. O piloto, João Edson Belafronte, de 69 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ele estava sozinho na aeronave.

O acidente ocorreu enquanto a vítima realizava uma pulverização agrícola. Os próprios trabalhadores do local presenciaram a queda e acionaram a Polícia Civil. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave Cessna Aircraft, matrícula PR-AAN, estava regularizada e registrada como prestadora de serviços privados.

– Acidente perto de Uberaba: Um dia antes do acidente ocorrido no Mato Grosso, em 22 de janeiro, outra aeronave de pulverização agrícola caiu na zona rural de Veríssimo, município a cerca de 40 km de Uberaba, Minas Gerais.

O piloto da aeronave, Walter Luís Nicolielo Junior, de 48 anos, era o único ocupante e morreu na queda. De acordo com a família, ele tinha mais de 20 anos de experiência e já havia trabalho em empresa de voos comerciais.

De acordo com o Painel de Ocorrências Aeronáuticas na Aviação Civil Brasileira, outro acidente ocorreu com a mesma aeronave em março de 2023. O piloto sofreu apenas lesões leves. Ele fazia pulverização agrícola em uma lavoura de cana-de-açúcar na Fazenda Buracão, em Uberaba.

– Casal morre em queda de helicóptero: No dia 16 de janeiro, um helicóptero com quatro pessoas caiu em uma área de mata fechada na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo. O piloto, Edenilson de Oliveira Costa, e uma menina de 12 anos foram socorridos com vida. Já os pais da adolescente morreram no momento da queda.

As vítimas fatais foram o empresário André Feldman, de 50 anos, e sua esposa Juliana Elisa Alves Maria Feldman, de 49 anos.

– Avião explode em Ubatuba e para na praia: Ainda em janeiro, no dia 9, um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Cruzeiro. A aeronave era um Cessna Citation 525.

O piloto Paulo Seghetto, morreu depois de ser retirado das ferragens. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e passou por tentativa de reanimação, mas não resistiu. Também estavam na aeronave quatro passageiros, resgatados com vida: Mireylle Fries, 41 anos, o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 48, e os dois filhos, de 4 e 6 anos.

A professora Rosana Alves Vieira, que caminhava com o filho na calçada no momento do acidente, foi atingida por um destroço do avião em chamas e teve fratura exposta no pé. As informações são do portal de notícias G1.

Sair da versão mobile