Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2021
A intenção das ações é orientar a comunidade em relação à confirmação de casos de febre amarela em primatas não humanos
Foto: PMPA/DivulgaçãoA Secretaria Municipal de Saúde fará ações de prevenção à febre amarela na região Extremo-Sul de Porto Alegre nesta sexta-feira (13).
Haverá abordagens no bairro Lami e Belém Novo, no turno da tarde. No Lami, profissionais da Unidade de Saúde Lami farão visitas ao comércio local, com saída da rótula da Estrada Varejão, a partir das 13h. No Belém Novo, a abordagem será na Vila da Amizade, a partir das 14h30, com agentes de combate a endemias.
A intenção das ações é orientar a comunidade em relação à confirmação de casos de febre amarela em primatas não humanos – especificamente bugios – nas regiões e sobre a importância da vacinação contra febre amarela para a população dos bairros. Nas visitas, os profissionais das unidades de saúde poderão verificar a situação vacinal da população.
As ações acontecem após a confirmação da morte por febre amarela de quatro bugios no primeiro semestre de 2021, todos nos bairros Lami e Lageado.
A febre amarela é uma doença prevenível com vacina, por isso, a recomendação é de que a rede de saúde e os cidadãos estejam atentos para a atualização da carteira de vacinação.
A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Pessoas vacinadas contra Covid-19 devem fazer intervalo de pelo menos 14 dias entre as doses da Covid-19 e febre amarela.