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Adoção do muro da Mauá, em Porto Alegre, conta com três empresas interessadas

Com a mudança de data, o leilão será realizado em 16 de novembro. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

As empresas e TIS Marketing, Sinergy Novas Mídias e Consórcio Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas manifestaram oficialmente interesse na adoção de parte do muro da avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os nomes foram divulgados nesta terça-feira (1º), um dia após o fim do prazo para envio das propostas.

Com a entrega dos envelopes lacrados à prefeitura, o processo entra agora em fase de avaliação. Os candidatos podem defender suas ideias inclusive por meio de apresentação oral perante a comissão julgadora, composta por representantes de diversas secretarias municipais.

“Ficamos satisfeitos com a mobilização dos potenciais parceiros. Daremos sequência ao processo o mais rápido possível, para que tenhamos a definição ainda no mês de junho”, afirmou o titular da pasta de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Além do muro, a adoção inclui cinco canteiros próximos à parada de ônibus existentes no perímetro. O período estipulado para a utilização do espaço é de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois anos.

Para cumprir o que está previsto no edital, as empresas apresentaram projeto paisagístico, plano de trabalho e cronograma de implantação. O edital exige ainda que as obras sejam entregues até 26 de março de 2022, data que Porto Alegre completa 250 anos.

“Estamos preparando a cidade para os 250 anos e queremos que esse espaço tão importante seja embelezado e qualificado com o apoio do privado. Os pedidos para adoção vieram de empresas qualificadas e temos certeza que o adotante escolhido deixará o espaço mais bonito e agradável para todos que circulam pelo local”, assegurou a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

A decisão da comissão julgadora será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre. A partir da publicação, abre-se o prazo de dez dias para contestações. Transcorrido o prazo – e caso não haja manifestações – o termo de adoção será assinado. No caso de serem apresentadas contestações, as mesmas serão avaliadas pela comissão julgadora e, em caso de permanecerem contrariedades, as mesmas serão julgadas pelo prefeito Sebastião Melo.

Contrapartida

Como contrapartida, 15% da área adotada – que abrange um trecho de 750 metros entre o pórtico central do cais e as imediações da rua General Portinho – poderá ser utilizada para identificação da marca do parceiro. Também será permitido o uso da frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre” no local.

O parceiro poderá, inclusive, utilizar em suas peças publicitárias a frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre”, acompanhada do brasão oficial do município.

O embelezamento do muro pode contar com obras de arte, grafites, ajardinamento vertical e horizontal, espelhos de água e outros equipamentos ou técnicas propostas pelo adotante. O projeto deve prever iluminação potente para a área, de preferência com características cênicas seguindo especificações técnicas estabelecidas no edital.

(Marcello Campos)

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