Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2019
O adolescente apreendido nesta quarta-feira (21), suspeito de invadir o Instituto Estadual Educacional Assis Chateaubriand, em Charqueadas, e atacar alunos com uma machadinha, confessou a autoria do ataque. Após ser encaminhado à Delegacia de Polícia do município para prestar depoimento, o adolescente, de 17 anos, foi reconhecido pelas vítimas e confessou o crime.
Após o ataque, o adolescente foi até sua casa para trocar de roupa. Lá, seu próprio pai acionou a Brigada Militar. Foi assim que o adolescente acabou preso.
Em entrevista à reportagem de O Sul, o delegado Fábio Motta Lopes, disse ainda não ser possível afirmar a motivação do ataque, mas confirmou que o jovem estudou na escola, da qual não era mais aluno fazia dois anos.
Já o Ministério Público informou que pedirá a internação provisória do adolescente. O pedido será feito pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Charqueadas, Daniela Fistarol.
O ataque
A ação ocorreu no início da tarde, quando o jovem desferiu golpes da machadinha em quatro alunos, entre 13 e 16 anos. Todos ficaram feridos. Ele também portava uma espécie de coquetel molotov e tentou colocar fogo em uma sala. As aulas do local foram suspensas.
As vítimas foram encaminhadas para o hospital da cidade, onde também foram atendidas duas alunas em estado de choque. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários, os ferimentos dos alunos foram nas mãos, costas e pernas. No entanto, todos já foram liberados. Eles tiveram apenas lesões superficiais.
A equipe do O Sul conversou com o aluno G.P., de 16 anos, que estava dentro da escola quando a ação ocorreu. O estudante relatou que o criminoso, que usava um moletom claro e uma bandana no rosto, jogou o coquetel molotov dentro de uma das salas de aula, provocando um estouro. Alunos e funcionários foram conferir o que se tratava, quando então ele começou a desferir os golpes com a machadinha. O professor de Educação Física da instituição conseguiu retirar o objeto da mão do criminoso, mas não teve como detê-lo e ele fugiu.
O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, esteve no local e entrou na instituição de ensino que foi palco do crime, junto do prefeito do município, Simon Heberle de Souza. O chefe do Executivo municipal afirmou à equipe do O Sul que há um vídeo em que aparece o autor. Além disso, Souza destacou que foi feito um reforço de segurança nas escolas, porque o agressor ameaçou atacar outros locais.
Em coletiva de imprensa, o vice-governador disse que o autor do crime deixou a mochila no local. Dentro dela, estavam três garrafas, mas sem substâncias inflamáveis, e um isqueiro.
Confira a publicação na rede social da escola:
Infelizmente nossa escola sofreu um atentado no começo desta tarde. Uma sala de aula foi vítima de um ataque que já está…
Publicado por Iee Assis Chateaubriand em Quarta-feira, 21 de agosto de 2019
No final da tarde desta quarta, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) emitiu nota oficial afirmando que o governo está dando máxima atenção ao caso. Confira:
A Secretaria da Segurança Pública – SSP/RS divulga nota oficial sobre fato criminoso em escola no município de Charqueadas.
Publicado por Secretaria da Segurança Pública – SSP/RS em Quarta-feira, 21 de agosto de 2019