Foram testados 2.215 passageiros no controle sanitário feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, de segunda (14) até as 16h deste sábado (19). O número de casos positivos confirmados nos testes rápidos de Antígeno chegou a 18 (12 já contabilizados até a tarde de sexta-feira, três em coletas de sexta à noite e três em coletas na manhã deste sábado).
No domingo (20), as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, com apoio de estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) iniciam o trabalho às 7h na área de desembarque doméstico do aeroporto (área de acesso restrito).
O objetivo da ação é identificar, já no aeroporto, pessoas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus em locais onde a transmissão do vírus já foi confirmada.
A operação de controle sanitário foi iniciada na segunda-feira e será feita até 27 de junho, em três turnos, desde o primeiro voo pousado até o último de cada dia.
O trabalho é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Saúde, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, companhias aéreas e Fraport Brasil.