Quarta-feira, 09 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2024
O Aeroporto Salgado Filho deve retomar as operações no dia 16 de dezembro, quando a recuperação de suas pistas estiver concluída. A previsão é da concessionária Fraport Brasil, que recentemente havia anunciado para 21 de outubro a volta dos pousos e decolagens no terminal, inoperante desde o início de maio por causa das enchentes na Zona Norte de Porto Alegre.
“Essa informação é necessária para que as companhias possam planejar suas malhas e rotas aéreas com a devida antecedência”, acrescentou. A empresa de matriz alemã fez a ressalva de que o cronograma está sujeito a antecipação ou postergamento, inclusive por conta de fatores como as condições climáticas.
A venda de passagens será iniciada após o sinal-verde às operações pelos órgãos do setor. Isso também dependerá da logística de cada companhia aérea.
Ainda no que se refere a outubro, o plano envolve o trabalho em esquema reduzido, liberando-se 1,7 dos 3,2 quilômetros da pista para atender à leva inicial de voos. Estima-se em 50 o número de operações diárias nessa primeira fase de retomada.
Durante o período crítico da catástrofe ambiental, a estrutura permaneceu submersa durante 23 dias. Os danos exigiram sua reconstrução quase que total.
Avanços anteriores
No dia 15 de junho, os passageiros voltaram a ser recebidos no terminal de Porto Alegre para procedimentos de check-in, despacho de bagagem, embarques e desembarques. Já os pousos e decolagens permanecem na Base Aérea de Canoas (Região Metropolitana), com deslocamento dos viajantes a bordo de ônibus especiais entre as duas unidades.
Na semana passada, a concessionária reorganizou a logística de chegada dos passageiros transportados por via terrestre até o Salgado Filho após o desembarque na Base Aérea de Canoas (Região Metropolitana), utilizada emergencialmente para pousos e decolagens de voos comerciais na capital gaúcha. São mudanças basicamente relacionadas ao fluxo de saída do prédio localizado na Zona Norte da cidade.
Desde o dia 25, os ônibus responsáveis pelo translado entre os dois locais estão parando na via elevada (piso 2) do Salgado Filho, em frente à porta 8. O passageiro é direcionado ao terminal, onde recebe atendimento por empresas de turismo e retira sua bagagem. Em seguida, deixa o prédio na Zona Norte da cidade pela porta 6, próximo ao ponto de táxi.
Já quem utiliza transporte por aplicativo, vans de locadoras ou ônibus de turismo deve se dirigir ao piso 1, utilizando os elevadores do edifício-garagem redondo. A parada dos veículos por aplicativo continua em frente à porta 2, enquanto locadoras e agências de turismo contam com a saída do edifício-garagem. O serviço “transfer prime”, por sua vez, permanece no piso 1, em frente à porta 3.
“O objetivo da mudança é oferecer maior comodidade aos passageiros, que ao desembarcarem no terminal podem usufruir de toda a infraestrutura do aeroporto, incluindo lojas, banheiros e estabelecimentos de alimentação, por exemplo”, ressaltou na ocasião o diretor de Operações da empresa alemã no Brasil, Fabrício Cardoso.
(Marcello Campos)