O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que as operações dos aeroportos brasileiros não foram impactadas pelo apagão global que causou transtornos em diversos países nesta sexta-feira (19).
“Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido a um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros”, disse o ministro.
De acordo com Costa Filho, o governo monitora a situação dos aeroportos brasileiros junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Viracopos
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), afirmou que o apagão global provocou atrasos em voos no terminal.
A concessionária disse que o problema global atingiu o sistema da Azul. Em nota, a companhia aérea informou que “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”.
Apagão
A interrupção global dos sistemas de tecnologia foi resultado de um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que tem entre suas clientes a Microsoft. A falha ocorreu na atualização do antivírus Falcon.