Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2015
Será dia 24 de julho, às 14h30min, a inauguração de uma das mais importantes obras executadas pela AES Sul neste ano de 2015. Conforme estava previsto em seu Plano de Investimentos, a empresa construiu a Subestação Portão, que trará significativos benefícios para clientes dos Vales do Caí e do Sinos. Trata-se de um investimento de R$ 10,3 milhões para melhorar a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica a 50 mil clientes, cerca de 120 mil pessoas, de Portão, Capela de Santana, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Subestações são equipamentos que aumentam a oferta de energia elétrica em uma determinada região, permitindo atender melhor as demandas atuais e projetar as futuras. A de Portão tem potência instalada de 37,5 MVA (mega volt ampére), o que amplia em 22,5% a disponibilidade de energia elétrica na região, possibilitando folga ao sistema de distribuição, mesmo nos períodos de grande demanda, como no verão. Além disso, mais energia representa possibilidades de atração de novos negócios, com geração de desenvolvimento econômico e social.
Além da subestação foram construídos 14 km de novas redes, com 6 circuitos alimentadores (rede de média tensão que leva energia para as redes de baixa tensão). Esses circuitos também proporcionam mais flexibilidade operativa ao sistema conforme o crescimento da demanda na região, reduzindo o tempo de espera pelo cliente em casos de interrupção no fornecimento e contribuindo para a melhoria nos indicadores de qualidade da AES Sul.
A solenidade de inauguração terá a presença da diretoria da AES Sul, autoridades municipais e estaduais e lideranças comunitárias e empresariais dos municípios beneficiados.