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Agência brasileira assina campanha global da OMS pelo Dia Mundial Sem Tabaco

A nova/sb criou peças publicitárias para sensibilizar população, formadores de opinião e, sobretudo, legisladores do mundo todo sobre a atratividade danosa das embalagens de cigarro

Campanha Nova/SB para a OMS (Organização Mundial da Saúde) quer conscientizar o mundo da importância de uma legislação que padronize as embalagens de cigarro neste Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tabacco Day 2016, em inglês), 31 de maio. O intuito é chamar os países para a implementação de embalagens de cigarro genéricas. Para conseguir atingir esse objetivo, a OMS selecionou a agência brasileira nova/sb depois de uma concorrência entre empresas de publicidade do mundo.

Os materiais foram desenvolvidos para explicar ponto a ponto como a embalagem padrão funciona e seus respectivos benefícios. Por isso, a criação traz uma embalagem desconstruída que mostra isso de forma bastante didática no intuito de familiarizar o público que muitas vezes não conhece a padronizada. As peças usaram a embalagem adotada pela Austrália, com três variações que mostram os riscos do tabaco para gestação e desenvolvimento do feto, gangrena e cegueira.

A campanha foi desenvolvida para os 6 idiomas oficiais da ONU: Inglês, Francês, Espanhol, Chinês, Russo e Árabe. Também foi desenvolvido poster, folder para evento, banners de web, posts de facebook, material promocinal, banners impressos, além de um vídeo de 45 segundos que será veiculado em canais com os quais a OMS está trabalhando parcerias pelo mundo.

Bob Vieira da Costa, CEO e sócio-fundador da nova/sb, destaca a relevância desse trabalho: “A Comunicação de Interesse Público é o tipo de ferramenta que impulsiona transformações positivas significativas para a sociedade. Essa campanha que preparamos para a OMS se trata exatamente disso. Considerando os inúmeros riscos do fumo, milhares de pessoas impactadas poderão ter uma outra história de vida”. Atualmente, o único país a adotar um modelo padrão de embalagem é a Austrália.

No Brasil, a indústria de tabaco vem se adaptando à atualização constante das regras para fumantes e para a produção e comercialização de cigarros. Em 2011, a chamada Lei Antifumo restringiu a atividade ao determinar que os usuários não poderiam mais fumar em locais fechados, públicos ou privados. Pouco tempo depois, em abril de 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou que 30% da parte inferior frontal dos maços devem trazer um novo alerta e recomendação: a frase “Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque 136”.

Experiência de longa data – A agência nova/sb é a única empresa brasileira a trabalhar com a publicidade da OMS. Ela foi responsável pelas campanhas de doação de sangue da Organização de todos os anos entre 2011 e 2015. Mas foi antes disso, em 2008, que a agência trabalhou pela primeira vez com o tema Consumo de Tabaco. Em 2010, ela voltou a desenvolver campanha para esse tema, onde as peças dos dois anos procuravam impactar, sobretudo, jovens e mulheres.

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