A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o Amapá, que passa por problemas de energia desde o dia 3 de novembro, quando um apagão atingiu o Estado.
Segundo o despacho, publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 megawatts (MW) de energia para o Estado. A liberação para a produção comercial começa a partir de sábado (21).
A contratação atende a uma determinação do MME (Ministério de Minas e Energia), que autorizou a medida, “de forma célere, excepcional e temporária”, de geração de energia elétrica no montante de até 150 MWs, na cidade de Macapá, no Amapá, por até 180 dias. A expectativa é que a entrada em operação das usinas contribua para normalizar o abastecimento de energia no Estado.
Pelo despacho, a energia virá da UTE (Unidade Termelétrica) Santana II, com 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kw) cada, totalizando potência instalada de 29,52 MW para garantia de geração contínua e ininterrupta de 25 MW e da UTE Santa Rita, com 20 unidades geradoras de 1.224 kw cada, somando 24,28 MW de potência instalada para garantia de geração contínua e ininterrupta de 20 MW. As usinas estão localizadas em Macapá, capital do Estado.
De acordo com o documento, caberá ainda à Eletronorte, responsável por providenciar a contratação do montante de geração termelétrica, apresentar, no prazo de 60 dias, a documentação necessária para a liberação das operações.
O prazo poderá ser prorrogado por igual período. O restante da documentação relacionada às UTEs poderá ser apresentado até o dia 10 de janeiro de 2021.
Visita
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizou nesta sexta-feira (20) uma visita uma subestação de energia, a Santa Rita, que deverá fornecer mais 20 megawatts (MW) de energia ao Amapá. O Estado passa por problemas no fornecimento de energia, desde o dia 3 de novembro, quando um apagão deixou 13, dos 16 municípios sem eletricidade.
Durante a visita, o ministro acionou um dos geradores termoelétricos que irão auxiliar no restabelecimento total da energia elétrica.
Em seguida, o ministro realizou uma visita técnica, com a participação do governador do Estado, Wladez Góes, à subestação Santana e ao parque gerador da Eletronorte.
Na quinta-feira, o Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento de energia elétrica no Estado ocorreu da forma programada, com atendimento de até 86% da carga média com energia proveniente da UHE (Usina hidrelétrica) Coaracy Nunes e do SIN (Sistema Interligado Nacional).
O ministério disse que continuam as ações para montagem e instalação de geradores para atender o Estado. Até o momento já foram posicionados 13 geradores na Subestação Santa Rita e nove na Subestação Santana.
Na manhã desta sexta-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o Estado.
Segundo o despacho, publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 MW de energia para o Estado. A liberação para a produção comercial começa no sábado (21).