Gasparotto
- O espetáculo “Orfeu da Conceição” estreou dia 25 de setembro há 60 anos no Theatro municipal do Rio, e Vinicius de Moraes foi festejadíssimo pela qualidade da encenação, músicas e textos. O filme baseado na obra de Vinicius, com direção de Marcel Camus, foi lançado dois anos depois, e recebeu o Oscar. Orfeu foi interpretado pelo jogador de futebol gaúcho de Porto Alegre, Breno Mello, e entre as estrelas, Lourdes Oliveira, que casou com Marcel Camus. Conheci Lourdes e Camus em Paris, na casa de Vera e Tarso Piegas, ele então dirigente da Varig na capital da França. O grupo era de ótimas cabeças, e Paris ainda era uma grande festa.
- Prestes a completar 76 anos, o escultor João Bez Batti volta a expor suas obras em outubro e novembro. Em destaque, as piscianas – sua nova série de esculturas feitas na mais dura pedra: o basalto. As mostras serão abertas, respectivamente, nos dias 8 de outubro, na galeria Delphus em Porto Alegre, e 11 de novembro, data do aniversário do escultor, na Arte Quadros em Caxias do Sul. São cerca de 10 peças novas, além de outros trabalhos, como as cabeças influenciadas pela obra de Picasso, com ênfase no cubismo.
- Durante todos os sábados da primavera, a chef Roberta Horn Gomes recebe em seu Lorita Restaurante para discutir moda e desfrutar do melhor da gastronomia. Menus completos, que mesclam um pouco das cozinhas orientais, francesa, italiana e brasileira, são oferecidos durante bate-papos sobre o mundo da moda com nomes de referência no assunto. Já passaram por lá nas primeiras edições nomes como Carlos Bacchi, Rui Spohr, que agora está em férias na Europa com Doris Uhr Spohr, Mauren Motta e Marco Aurélio Kehl.
- O bate-papo sobre moda e comportamento do Happy Total de quinta-feira (29), comandado pela comunicadora Tânia Carvalho, deixou claro que seguir as tendências é estar de acordo com o próprio gosto. As convidadas Miréia Borges, blogueuse do universo feminino maduro, e Patrícia Pontalti, jornalista especializada em moda e criadora da plataforma digital As Patrícias, enfatizaram que seguir a ditadura sobre o que usar é démodé.
- O projeto Sesi Crescendo com Arte terá programação especial em outubro, mês da criança. No Teatro do Sesi, serão cinco espetáculos: “Canção de Assis”, “As Aventuras do Pequeno Príncipe”, “Missão Água”, “O Menino que Aprendeu Cedo Demais” e “É Proibido Miar”. O objetivo é despertar nos pequenos a sensibilidade para a música, o teatro e a dança, pensando na formação de plateias.