Gasparotto
- Com curadoria de André Venzon, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) promove a mostra “É Vida – AGAPAN”, que se inicia nesta quinta-feira (6) no MARGS. O objetivo proposto aos cerca de 100 artistas participantes, entre eles Marta Loguercio e Dulce Helfer, foi a apresentação de obras que promovessem a ideia “A Vida Sempre em Primeiro Lugar”.
- Muito bem recebido nacionalmente o veto do Condephaat, órgão do patrimônio histórico paulista, à proposta do Grupo Sisan Empreendimentos – braço imobiliário do Grupo Silvio Santos – de construir duas torres residenciais de aproximadamente 30 andares cada uma, ocupando boa parte do terreno onde antes haviam casas térreas e sobrados. Seriam erguidas em torno do Teatro Oficina, na Rua Jaceguai, no bairro Bixiga, que possui tombamento formulado em 1982 pelo arquiteto Flávio Império, nome respeitado na área. Se construídas, anulariam o teatro, que é um dos marcos da cultura paulista.
- Continuando- A proposta do grupo imobiliário, desde o principio, mobilizou a população tanto pelo prejuízo à casa de cultura como pelo gigantismo das construções que seguiriam descaracterizando o bairro paulista. Devido à ampla repercussão, espera-se que os órgãos similares de todo o país encarem com o devido cuidado os projetos semelhantes que estão destruindo as cidades brasileiras na ânsia dos lucros e em detrimento da qualidade de vida.
- A Biblioteca Pública do Estado (BPE) promove nesta quinta-feira (6) colóquio sobre a metafísica presente na obra “O Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Na conversa, os professores de história e literatura Thomas Giulliano e Matheus Knispel da Costa falam sobre a biografia do autor e seu estilo literário. A entrada é franca.
- Fotógrafa gaúcha, de origem chinesa e radicada em São Paulo, Fifi Tong retorna à sua terra natal para abrir nesta quinta-feira (6), nas Salas Negras do MARGS, a mostra “Origens – Retratos de Família no Brasil”. O trabalho aborda a influência da carga genética na construção da família brasileira e propõe a discussão sobre o seu valor, exibindo retratos de núcleos familiares de diversas etnias, níveis sociais e regiões.
- Paulo Amaral apresenta a partir desta quinta-feira (6) na Gravura Galeria de Arte a mostra “Paisagens Modificadas e outras pinturas”. Os trabalhos em exposição repassam a carreira do artista, iniciada nos anos 60, e demonstram todas as mudanças em seu processo de criação. São diversas técnicas utilizadas para ilustrar as suas impressões sobre lugares como Havana, Nova York e Praga, entre outros.