Agentes do Presídio Estadual de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, descobriram um túnel de 2,8 metros de cumprimento e 1,1 metro de profundidade em uma das celas, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (30) pela Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários).
O buraco aberto no solo poderia ser utilizado para uma tentativa de fuga em massa. Localizada embaixo de uma cama na cela 16, a boca do túnel estava escondida com mantas e cobertores. Havia ligação com a cela 17, que direcionava para o pátio externo da casa prisional. Nas duas celas, estavam 34 presos. Eles foram revistados e realojados.
Os agentes penitenciários realizam, diariamente, uma conferência minuciosa em todas as celas. A finalidade é contar o número de presos para controlar possíveis fugas e verificar ainda se ocorreu algum dano na estrutura das janelas ou alguma escavação.
O secretário da Administração Penitenciária do RS, Cesar Faccioli, elogiou a ação dos agentes. “Nossa polícia penal mostrou, mais uma vez, que está atenta a todos os detalhes de segurança e evitou uma possível fuga, agindo com planejamento e organização”, afirmou.