Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de junho de 2024
As coletas ocorrem tanto nas Estações de Bombeamento de Água, onde acontece a captação, quanto nas Estações de Tratamento
Foto: Cristine Rochol/PMPAO Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) informou que são realizadas 2,4 mil coletas diárias para análise da água distribuída à população de Porto Alegre.
As coletas ocorrem tanto nas Ebabs (Estações de Bombeamento de Água), onde acontece a captação, quanto nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), onde começa a distribuição.
“A água que chega às residências da Capital já está própria para o consumo da população. Seguimos uma rotina rigorosa para garantir a qualidade do abastecimento em toda a cidade, seguindo diretrizes estabelecidas nacionalmente”, garantiu o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O órgão conta ainda com pontos de captação dentro do Guaíba. A cheia do lago aumentou a turbidez da água. Em razão disso, conforme o Dmae, a vazão foi reduzida, quando necessário, para manter a qualidade do tratamento.
Composto por seis Estações de Tratamento, o sistema de abastecimento de água da Capital está normalizado desde 8 de junho, quando foi retomada a operação da ETA das Ilhas, destruída pela enchente que assolou a cidade em maio.
Situações pontuais de desabastecimento, decorrentes da baixa vazão na captação, são informadas em tempo real nas redes sociais do Dmae.