Ícone do site Jornal O Sul

Ainda sem visitas, ex-governador do Rio Grande do Norte preso está isolado em alojamento

Ex-governador Fernando Freire foi preso no Rio de Janeiro e transferido para Natal. Ele estava foragido há mais de um ano. (Foto: reprodução)

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, preso no Rio de Janeiro no dia 25 deste mês, está sozinho no alojamento do quartel da PM (Polícia Militar), na Zona Leste de Natal (RN). O quarto, com aproximadamente nove metros quadrados, tem duas beliches e não tem televisão. Ele não recebeu visitas desde que chegou ao quartel.

Ele foi preso, no sábado, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e transferido para Natal na segunda-feira. Ele estava foragido há mais de um ano. O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, revelou que campanas chegaram a ser montadas sem sucesso no Distrito Federal para localizar o ex-governador. Segundo o  procurador, durante o ano em que esteve foragido Freire  frequentava Brasília e Rio de Janeiro.

Freire possuía quatro mandados de prisão em aberto de processos em que o ex-governador foi condenado. As condenações  somam uma pena de 39 anos. Três das quatro condenações são relativas ao escândalo conhecido como “Máfia dos Gafanhotos” e a quarta se refere a um processo sobre concessão ilegal de incentivo a uma empresa do RN e pagamentos indevidos para agentes públicos.

Ele já havia sido preso em 2007 quando foi acusado pelo Ministério Público do RN de estar “manobrando para impedir a realização do seu interrogatório, evadindo-se do distrito da culpa”. O interrogatório do qual ele é acusado de evitar diz respeito ao processo no qual foi denunciado por suposto desvio de  346.024,02 reais do governo do Estado.

Sair da versão mobile