Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de junho de 2022
A decisão tinha sido tomada de forma temporária em 2020 por conta da pandemia de covid e, agora, se tornou permanente.
Foto: ReproduçãoO Airbnb anunciou nesta terça-feira (28) a proibição de festas em casas e apartamentos alugados em sua plataforma. A regra da empresa impede encontros que possam incomodar vizinhos.
A decisão tinha sido tomada de forma temporária em 2020 por conta da pandemia de covid e, agora, se tornou permanente.
As pessoas que moram perto de um imóvel alugado pelo Airbnb podem denunciar incidentes, incluindo festas e eventos não autorizados, por meio do “Canal de Apoio ao Vizinho”, site criado pela plataforma em 2020.
Em 2019, o serviço começou a proibir festas organizadas por meio das redes sociais, além de eventos que pudessem incomodar vizinhos das residências alugadas.
A restrição começou após um tiroteio ocorrido em uma festa de Halloween em Orinda, Califórnia, em que cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas. Mais de 100 pessoas participavam da festa, que aconteceu em uma casa alugada na plataforma.
Casa maluca
O Airbnb anunciou um concurso que vai dar US$ 100 mil para 100 pessoas que criarem locações excêntricas a serem disponibilizadas na plataforma. A ideia da empresa é que o investimento de US$ 10 milhões possa estimular o chamado OMG! Fund, categoria dentro da plataforma que oferece casas com designs “malucos” aos usuários.
Atualmente, a categoria possui algumas poucas opções, incluindo casas em forma de bota, batata, colina, disco voador, moinho e o submarino amarelo, em homenagem aos Beatles.
Para o concurso, a empresa pede que as pessoas enviem ideias para “os espaços mais loucos do mundo”. Os projetos serão julgados por um painel de quatro especialistas, incluindo o CEO e vice-presidente de Inovação do Airbnb, Bruce Vaughn.
“Queremos facilitar a criação de mais dessas casas”, escreveu o CEO Chesky em seu perfil no Twitter
Os projetos devem seguir alguns pilares, como sustentabilidade, originalidade, experiência oferecida e viabilidade. “O fundo é moldado em parte pela tendência crescente de vida flexível que surgiu nos últimos dois anos”, escreveu o Airbnb no anúncio. “Como parte dessa mudança, os hóspedes do Airbnb desejam mais espaços inesperados que se tornam os próprios destinos a serem escolhidos”, conclui a empresa.
A iniciativa também é uma forma do Airbnb driblar a desaceleração de aluguéis de curto prazo, o que vem acontecendo na plataforma desde 2021. Ao Bussiness Insider, vários anfitriões disseram que têm lidado com a diminuição nas reservas nessa temporada de férias em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os interessados em listar suas ideias criativas no Airbnb devem residir em um dos países elegíveis para o concurso. No caso, o Brasil não faz parte da lista. Os representantes da iniciativa na América do Sul são apenas Argentina e Chile.