A chuva voltou a causar transtornos aos porto-alegrenses nesta quarta-feira (19), provocando alagamentos em diversas ruas e avenidas e espalhando o lixo que ainda se encontra acumulado em algumas vias em razão da enchente histórica registrada em maio.
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informou que registra cerca de 55 ocorrências de alagamentos, com pelo menos 11 bloqueios totais de vias devido ao acúmulo de água nas Zonas Norte e Sul e região central.
Há pontos bloqueados nas avenidas Guaíba, Nonoai, Oswaldo Gonçalves Cruz, Tramandaí, A. J. Renner, Ceará, Martinho Poeta e Sarandi, além da rua Voluntários da Pátria.
A trincheira da avenida Ceará, na entrada da Capital pela BR-116, e o acesso da Castelo Branco à Sertório também foram bloqueados. Ainda há pontos de alagamentos na Sertório, Souza Reis, Edu Chaves, Pereira Franco e Presidente Franklin Roosevelt, entre outras vias.
Na região das Ilhas, a água voltou a invadir algumas casas. Por volta das 9h desta quarta, o nível do Guaíba estava em 3,12 metros na Usina do Gasômetro. A cota de alerta é de 3,15 metros, e a de inundação, de 3,6 metros.