Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2024
Mais 12 bombeiros militares foram enviados pelo governo de Alagoas nesse domingo (12) para ajudar nos trabalhos de resgate e apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Estado já tinha enviado há uma semana outros oito militares, entre médicos e enfermeiros do Grupamento Aéreo.
As chuvas intensas e a cheia nos rios que deságuam em Porto Alegre fizeram com que o Guaíba registrasse a maior enchente da história, atingindo 5,33 metros no dia 5 de maio. As enchentes também afetam cidades do interior. Já são 143 mortes no estado gaúcho, além de 125 desaparecidos e 806 feridos. Mais de 81 mil pessoas estão em abrigos e pelo menos 538 mil pessoas estão fora de casa.
Os militares de Alagoas embarcaram na madrugada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, e desembarcaram no município de Canoas (RS) por volta das 10h30 de domingo.
São três oficiais e nove praças (sargentos e soldados) especializados em resgate em áreas inundadas, em busca e resgate em estruturas colapsadas, salvamento aquático, terrestre e em altura.
Apoio logístico
Além a força humana, o Estado também enviou duas caminhonetes, uma moto aquática de salvamento e um bote inflável de salvamento.
Com apoio do setor produtivo alagoano, o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ideral) está enviando mais quatro carretas com alimentos. “Vamos estar juntos para auxiliar os irmãos do Rio Grande do Sul e agradeço a todos pelo trabalho de ajuda às vítimas das enchentes”, afirmou o governador Paulo Dantas, ao anunciar a ida de mais militares alagoanos às terras gaúchas.
Alagoas é um pequeno estado do nordeste brasileiro cujo litoral tropical é marcado por praias de areia branca repletas de palmeiras, lagoas cristalinas e recifes de corais. Em Maceió, sua capital, estão localizadas as famosas praias Pajuçara e Ponta Verde, com hotéis, bares e restaurantes. Os recifes de corais decoram o litoral ao norte de Maceió que, por isso, tem o apelido de Costa dos Corais.
Alagoas é o quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Outros importantes cultivos são o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, abacaxi, coco-da-baía, laranja, algodão e fumo. O estado também possui rebanhos bovinos, equinos, caprinos e ovinos.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul