Alberto Guerra é novo presidente do Grêmio para o triênio 2023/2025. O atual presidente toma posse nesta quarta-feira (16), e nos próximos dias deve encaminhar a renovação de contrato com Renato Portaluppi, montar o novo departamento de futebol e começar as negociações para reforços.
Mesmo sem estar eleito, dias antes, Guerra já estava se movimentando para adiantar algumas questões. Já existem conversas com Renato para sua permanência e algumas propostas já foram enviadas para jogadores pretendidos pela nova direção.
O principal alvo da nova direção gremista é o diretor-executivo Rodrigo Caetano, atualmente no Atlético-MG. O Galo pode virar SAF (Sociedade Anônima do Futebol – um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial) nos próximos dias, o que coloca um ponto de interrogação sobre a permanência de Caetano em Belo Horizonte.
Para reforçar o Clube gaúcho, a direção já tem alguns nomes definidos: Felipe Carballo, do Nacional-URU e Franco Cristaldo, do Huracán-ARG. A nova direção já encaminhou propostas aos agentes e recebeu sinais positivos de ambos.
Eleições
Alberto Guerra obteve 8.624 votos (57,90%), contra 6.181 votos (41,50%), do adversário, Odorico Roman. Dos 33.673 sócios tricolores aptos a votar, participaram do pleito 14.895 gremistas, que aconteceu de forma presencial, no estádio tricolor e on-line.
O novo Conselho de Administração será formado também pelos vice-presidentes Gustavo Bolognesi, Luciano Feldens, Eduardo Cozza Magrisso, Fábio Floriani, Geraldo Barbosa Correa e José Carlos Corrêa Duarte.