Sábado, 05 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Além das informações sobre Janja: veja outros dados que o governo Lula manteve em sigilo

Compartilhe esta notícia:

O País não só pode, como deve discutir que tipo de status público tem o cônjuge do chefe de Estado e de governo. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O governo Lula foi criticado na segunda-feira pela Transparência Internacional Brasil devido à falta de publicidade para informações sobre a primeira-dama, a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja. O Planalto havia se recusado a responder a pedidos feitos pelo blog da Malu Gaspar, do jornal O Globo, e pela ONG Fiquem Sabendo.

Veja abaixo outras informações negadas pelo governo federal.

– Comida e helicóptero: O governo Lula já negou acesso a pedido para divulgação de dados sobre os gastos do Planalto com o uso do helicóptero presidencial e com a alimentação no Palácio da Alvorada.

– Visitas dos filhos: Outra negativa envolveu as visitas dos filhos de Lula ao Planalto. No governo de Bolsonaro, a informação foi posta em sigilo por cem anos.

– Imagens do 8/1: Em 2023, a Presidência se recusou a divulgar imagens de câmeras de segurança do Planalto. Elas foram disponibilizadas após decisão de Alexandre de Moraes, do STF

– Declaração de ministro: Em 2024, foi negado acesso à declaração de conflito de interesses do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), entregue ao assumir a pasta.

Função pública

Na publicação de segunda-feira, Bruno Brandão, diretor executivo da Transparência Internacional Brasil, disse que Janja “está exercendo função pública”. Segundo ele, o “fato disso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública, a lei de acesso à informação e a lei de conflitos de interesses”.

“É público e notório que a primeira-dama está exercendo função pública, com intensa agenda de representação governamental e equipe de apoio. O fato disso estar acontecendo sem as formalizações necessárias não pode ser justificativa para desrespeitar o princípio da publicidade da administração pública, a lei de acesso à informação e a lei de conflitos de interesses. Ao contrário, a informalidade agrava a situação”, escreveu Brandão.

Agenda de compromissos

No mês passado, o blog Malu Gaspar solicitou à Presidência da República a agenda de compromissos de Janja, com a descrição dos eventos e o inteiro teor digitalizado de atas das reuniões que contaram com a sua participação. A Casa Civil negou, e a coluna entrou com recurso, que ainda aguarda resposta.

O blog mostra que, bem antes disso, em março e abril de 2024, a Fiquem Sabendo pediu agenda detalhada de compromissos e reuniões da atual primeira-dama, assim como uma planilha indicando a quantidade de assessores à disposição de Janja e a lista com nomes completos e cargos/funções.

A Casa Civil também se recusou a fornecer as informações: “Esclarecemos que as informações solicitadas não poderão ser disponibilizadas, posto que a sra. Primeira-Dama não ocupa cargo público, conforme a definição dos artigos 2º e 3º, da Lei nº 8.112/90. Diante disso, não possui obrigação de registrar e divulgar agenda.” As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Reforma ministerial de Lula mira 2026 e partidos de fora da esquerda
Os cinco senadores citados por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, em delação sobre golpe de Estado
https://www.osul.com.br/alem-das-informacoes-sobre-janja-veja-outros-dados-que-o-governo-lula-manteve-em-sigilo/ Além das informações sobre Janja: veja outros dados que o governo Lula manteve em sigilo 2025-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar