O caso de violência doméstica envolvendo a apresentadora e ex-modelo Ana Hickmann e seu marido, o empresário Alexandre Correa, causou comoção na última semana. Em depoimento dado à Polícia Civil, a apresentadora disse que Alexandre teria fechado a porta da cozinha contra seu braço e ameaçado dar uma cabeçada nela. Após o caso, Ana buscou atendimento médico no Hospital São Camilo, onde foi constatada uma contusão em seu cotovelo esquerdo.
A violência doméstica é uma das maiores causas de feminicídio no Brasil. Conforme Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o País está diante de um crescimento das agressões sofridas pelas mulheres de seus parceiros. Ana Hickmann é apenas mais uma das famosas envolvidas em casos do tipo. Lembre outras:
Luiza Brunet
Em 2016, a a atriz e ex-modelo Luiza Brunet, de 61 anos, denunciou seu ex-companheiro, o empresário Lírio Albino Parisotto, ao Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP) por agressão física. Ela chegou a expor foto com hematomas e machucados causados por Lírio.
O empresário foi julgado e condenado a um ano de detenções. Desde então, Luiza se tornou grande porta-voz da luta contra a violência doméstica e chegou até a falar no Parlamento Europeu sobre violência contra mulheres e tráfico de seres humanos.
Palmirinha Onofre
Palmirinha Onofre, que morreu em 2023, aos 91 anos, também foi vítima de violência doméstica. Ela revelou em entrevista à revista Quem, em 2012, que era agredida pelo ex-marido, Mário, e que não se separou porque o divórcio não era bem julgado na época.
“Ele era machista… Mário nunca tocou nas minhas filhas, mas eu apanhava muito, ele tinha muitas mulheres. Era um mau elemento. E me deixou por outra”, disse.
Gretchen
A cantora Gretchen também foi vítima de violência doméstica de seu segundo marido, o empresário Décio Nascimento. Em uma entrevista ao programa Júlia, da emissora portuguesa SIC TV, em abril de 2023, ela relatou um dos episódios de agressão.
“Ele era muito agressivo e ele encostou uma arma no meu pescoço, e disse: ‘Ou você deixa ele comigo, ou eu mato os dois. Passe a guarda dele para mim’”, contou, se referindo ao filho. “E eu falei: ‘Bom, em primeiro lugar a vida do meu filho’. Passei a guarda, ele levou o menino embora e eu o vejo eventualmente agora, que ele está com 36 anos”.
Luana Piovani
Em 2008, Luana Piovani foi agredida pelo então noivo, Dado Dolabella. O ator foi acusado pelo crime de lesão corporal, cuja pena pode chegar a 3 anos de detenção. Segundo o Ministério Público, na ocasião, ele estaria alcoolizado e teria derrubado Luana com uma bofetada. Ele teria ainda segurado a atriz pelos braços, sacudindo-a, como comprovou o laudo de exame de corpo de delito feito por ela.