Os partidos da coalizão governamental da chanceler alemã Angela Merkel entraram em acordo sobre uma estratégia climática de proteção ao meio ambiente. O acordo foi fechado nesta sexta-feira (20) e deve representar investimentos de pelo menos 100 bilhões de euros até o ano de 2030.
O valor será investido em ‘proteção do clima e na transição energética’, de acordo com o texto final da coalizão. A expectativa do governo é utilizar cerca de 54 bilhões de euros nos quatro primeiros anos do plano. O desafio consiste em meios para incentivar os alemães a reduzir as emissões poluentes e permitir que o país cumpra suas metas de redução de emissão de poluentes. O acordo ocorre no dia em que milhares de manifestantes se reuniram em Berlim para protestar pela proteção do clima numa ação global.
“Agora, não somos sustentáveis”, disse Merkel, ao apresentar o pacote de 70 medidas antes da reunião convocada para segunda-feira (23) pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. A Alemanha pretende também acelerar o desenvolvimento de energias limpas (solar, eólica ou biomassa), subindo em 65% em 2030 contra 40% hoje.
LEIA MAIS: Ao menos 150 países registram manifestações em defesa do meio ambiente