A Alemanha legalizou nesta segunda-feira (1°) o consumo recreativo de maconha, apesar da oposição persistente de políticos conservadores e de associações médicas que temem consequências negativas para a saúde dos jovens.
A lei, aprovada em fevereiro, estipula que pessoas com mais de 18 anos podem transportar 25 gramas de maconha em vias públicas, cultivar até 50 gramas e ter três plantas de cannabis por adulto em casa.
Embora a lei já tenha entrado em vigor, os consumidores terão que esperar três meses para comprar maconha de maneira legal em clubes sociais de cannabis. Antes de julho, a compra de maconha permanece ilegal, explicou o diretor da Associação Alemã de Cannabis, Georg Wurth. Segundo a lei, os clubes sociais de cannabis poderão ter no máximo 500 membros e distribuir 50 gramas de maconha por mês para cada integrante.
A nova legislação posiciona a Alemanha entre os países mais permissivos com a maconha na Europa, ao lado de Malta e Luxemburgo, que legalizaram o consumo recreativo da droga em 2021 e 2023, respectivamente.
A Holanda, um país conhecido durante anos por sua política liberal em relação às drogas, adotou uma estratégia mais restritiva para reduzir o turismo centrado no consumo de maconha.