Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2025
As mensagens falam sobre "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas"
Foto: TJRS/DivulgaçãoAposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão recebendo e-mails e mensagens de golpistas que prometem agilizar a devolução do dinheiro cobrado de forma indevida por associações e sindicatos nos últimos anos.
As mensagens falam sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas” e oferecem um link de acesso para o falso serviço. Os criminosos estão se aproveitando da descoberta de um esquema bilionário de fraudes no INSS.
Conforme a Polícia Federal, o esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, sem qualquer autorização, como se eles tivessem se tornado membros de associações e sindicatos de aposentados. Segundo as investigações, essas entidades ofereciam serviços como desconto em academias e planos de saúde, mas não tinham estrutura para tal. Dessa forma, cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
Na quinta-feira (24), o governo federal anunciou a suspensão de todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, além do ressarcimento integral dos valores irregulares. O INSS vai elaborar um plano para a devolução.