Ícone do site Jornal O Sul

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de tempestade para Rio Grande do Sul

A previsão é de que os volumes de precipitação acumulados para o período sejam de 50 a 120 milímetros nas regiões das Missões, Centro e Noroeste. (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6) alerta de grande perigo para tempestades no extremo sul do Rio Grande do Sul.

No Estado, a previsão é de mais de 100 milímetros (mm) de chuva por dia, ventos superiores a 100 km/hora, além de queda de granizo. Há grandes riscos de danos nos edifícios, corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos. A chuva pode superar os 150mm até o início da quarta-feira (8).

Cerca de dois terços dos municípios gaúchos estão em estado de calamidade pública por causa de fortes chuvas na região. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabilizou, até o momento, 85 mortes e 134 desaparecidos.

O Inmet recomendou que, durante o alerta de grande perigo, a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de enxurrada, deixe os documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Já no Centro e na metade Norte do Estado, a previsão é de tempo quente e seco.

Sair da versão mobile